Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Portugal anuncia plano de contingência contra caos em aeroportos

Imagem de destaque da notícia
País vai reforçar equipes que verificam documentos de passageiros após cenas caóticas registradas em Lisboa e em outras partes da Europa As autoridades de Portugal anunciaram nesta segunda-feira um plano de contingência para a temporada de verão no país, prometendo reforçar o número de funcionários que verificam passaportes em meio a cenas caóticas em Lisboa e em outros aeroportos na Europa.

Leia também:

EUA e Europa têm caos aéreo com demanda alta e falta de pessoal

Companhias aéreas registram atrasos e cancelamentos de voos em feriado nos EUA

O plano de contingência prevê o uso de mais 176 policiais treinados em procedimentos de imigração, além de 55 inspetores do Serviço de Fronteiras, na verificação dos documentos de passageiros que desembarcam no país. A maioria deles será enviada para o aeroporto de Lisboa.

O governo também prometeu usar equipamentos eletrônicos na verificação de passaportes, reforçar as equipes de apoio para ajudar os passageiros e melhorar os serviços de informação para os turistas durante o verão.

Segundo as autoridades, o plano é uma resposta ao "aumento exponencial" na chegada de turistas ao país, já que as viagens estão crescendo após a pandemia de covid-19.

Dezenas de voos foram cancelados no último final de semana, provocando longas filas e irritando passageiros no aeroporto de Lisboa. Cenas semelhantes ocorreram em toda a Europa e nos Estados Unidos.

A pressão sobre o aeroporto de Lisboa diminuiu hoje, embora várias dezenas de voos tenham sido cancelados, segundo a imprensa local.

As autoridades portuguesas destacaram que os problemas ocorrem por vários motivos, como um aumento imprevisto no número de viajantes, cancelamentos em outros locais da Europa que tiveram um efeito dominó e escassez de mão de obra para atender às companhias aéreas.

Passageiros usando máscara aguardam chamada no Aeroporto Internacional de Lisboa

Armando Franca/AP/Arquivo

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis