Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Executiva do MDB aprova apoio a Eduardo Leite na disputa pelo governo do RS

Imagem de destaque da notícia
A Executiva Nacional do MDB aprovou hoje, em decisão unânime, o apoio à pré-candidatura de Eduardo Leite (PSDB) ao governo do Rio Grande do Sul. A sinalização do MDB em favor do ex-governador tucano era colocada como condição para o PSDB anunciar a aliança na chapa da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para Presidência da República.

"A Executiva Nacional do MDB acaba de aprovar - por unanimidade - o indicativo em favor da aliança com o PSDB e o Cidadania para a disputa do governo do Rio Grande do Sul. A chapa única é fundamental para o projeto em torno de Simone Tebet", diz a mensagem publicada nas redes da legenda no início da tarde.

A despeito do anúncio, integrantes do MDB no Rio Grande do Sul e o atual pré-candidato do partido ao governo, deputado estadual Gabriel Souza, não endossaram a decisão. "Informo que não participei da reunião da Comissão Executiva do MDB realizada nesta manhã", afirmou Souza em suas redes sociais.

O prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, disse que a palavra final sobre as eleições no Estado caberá ao diretório local. "Respeito o MDB nacional, mas a decisão sobre as eleições no Rio Grande do Sul será do MDB-RS, como sempre foi. Reafirmo a candidatura própria ao governo do Estado. Vou convocar a Executiva para acionar nossas instâncias partidárias e deliberar o assunto", escreveu em suas redes.

A definição da chapa única em torno da candidatura de Leite fazia parte das negociações nacionais entre MDB e PSDB para campanha ao Planalto. Na semana passada, o impasse no Rio Grande do Sul era colocado como entrave para o anúncio do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como vice de Tebet.

Leite, que renunciou ao governo gaúcho para tentar disputar as eleições ao Planalto, disse que o posicionamento do MDB demonstra "sinergia" em torno da sua pré-candidatura. Leite sinalizou ainda que vai aguardar a manifestação do MDB gaúcho.

"Compreendo que o MDB-RS tem total legitimidade para buscar protagonismo de candidatura própria e que encaminhará como julgar apropriado este indicativo. Nossos projetos para o RS têm sinergia e confrontaremos, localmente, representantes das forças que polarizam nacionalmente", afirmou em seu perfil nas redes sociais

Eduardo Leite

Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis