Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Totvs (TOTS3) apresenta sua estratégia a investidores

Imagem de destaque da notícia
Líder no mercado de software para gerenciamento de empresas, a Totvs tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 37 A Totvs pretende manter o atual ritmo de crescimento sem abrir mão da rentabilidade.

Getty Images

Após um hiato de dois anos, a Totvs sediou o seu evento mais importante para investidores e clientes. Os principais executivos da empresa discutiram com os investidores a estratégia e as oportunidades da empresa e seus fortes fundamentos de longo prazo.

A visão de longo prazo da Totvs é que as PMEs não devem focar sua estratégia na evolução de seu core business para o mundo da tecnologia. A tecnologia deve ser uma estratégia auxiliar.

Poucas PMEs têm tecnologia em seu núcleo. Essa é uma tarefa que deve ser delegada a terceiros, que possuem know-how para extrair o melhor de cada negócio em ambiente digital. É aí que entra a Totvs. A empresa quer se posicionar como uma consultora de confiança dessas empresas, sendo a principal provedora de Tecnologia como Serviço do país, já que atualmente não é ocupada por nenhuma empresa de Tecnologia.

A receita recorrente deve continuar forte. Após sucessivos recordes de receita recorrente anualizada (ARR), a empresa parece confiante em continuar entregando bons números.

O motivo disso são inúmeros, dos quais destacamos alguns: i) aumento da força de vendas; ii) manutenção de bons níveis de churn (componente que é chave nas métricas da equipe de vendas); iii) consolidação das franquias (35 para 15, sem redução de equipes franqueadas), presença da Totvs em todo o Brasil, que permite capturar o forte crescimento de setores como o agronegócio.

A Totvs pretende manter o atual ritmo de crescimento sem abrir mão da rentabilidade. Portanto, não devemos esperar deterioração da margem consolidada da empresa, que deve permanecer próxima ao core do negócio (o ERP tem 53% de margem de contribuição, enquanto a margem consolidada está em 54%).

Mesmo com dois novos negócios adjacentes e alguns anos de fusões e aquisições, a Totvs espera manter suas despesas com P&D estáveis, não ultrapassando ~20% do faturamento.

Durante o Investor Day, a administração da Totvs procurou reforçar os motivos que a levaram a firmar uma joint venture com o Itaú Unibanco. Além da possibilidade de captação mais eficiente (FIDC incorre em maiores custos para a Totvs), expertise na distribuição de crédito, a Totvs estima um crescimento significativo na originação de crédito com o Itaú Unibanco como parceiro.

Em termos de pipeline de produtos, o foco da Techfin a princípio serão produtos para o dia a dia do cliente (uma conta digital está no pipeline da empresa para o próximo ano).

As sinergias com negócios adjacentes ainda não estão sendo totalmente capturadas. Apesar do crescimento robusto, o negócio de software de gestão tem suas limitações. Uma característica inerente ao negócio é que ele não consegue capturar rapidamente o estágio de evolução das empresas.

Em geral, as PMEs primeiro crescem e depois se preocupam com um software de gestão que organize melhor o negócio. São duas etapas que não ocorrem em paralelo. No entanto, com a evolução do Business Performance e Techfin, a Totvs espera reduzir essa lacuna.

Além disso, com esses dois negócios, a importância da marca Totvs no orçamento das empresas tende a aumentar, passando de um custo de TI para uma parte importante da geração de receita da empresa (marketing digital) e de sua estrutura de capital (Techfin).

Ainda vemos a empresa como o melhor nome para atuar no setor de tecnologia brasileiro, dada sua boa execução e qualidade de negócios, em muito boas condições de preço.

A Totv's tem uma posição de liderança em um mercado ainda pouco penetrado, um modelo de negócios bastante resiliente (82% de receita recorrente no segmento de Gestão, seu core business).

Além disso, vemos potencial vindo das novas iniciativas da Totv em alguns negócios complementares, como marketing digital e serviços financeiros. Dito isso, mantemos nossa recomendação de compra para a empresa e preço-alvo de R$ 37.

Gostou deste conteúdo? Responda o chat abaixo e nos ajude na missão de produzir conteúdo sempre útil para você. Leva 30 segundos.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis