Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Presidente da França diz que Ucrânia deve manter canal de diálogo com a Rússia

Imagem de destaque da notícia
Emmanuel Macron busca desde o início da guerra manter diálogo entre as duas partes envolvidas no conflito, e descreveu o papel de seu país como “uma potência mediadora” O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que a Ucrânia precisa manter um canal de diálogo com a Rússia, e disse que em “algum momento as conversas terão que ser retomadas”.

Macron disse também que novas conversas entre a Ucrânia e a União Europeia são necessárias para enviar um “sinal de apoio” e que o diálogo com a Rússia será necessário após o fim do conflito armado.

“Em algum momento, o tiroteio terá que cessar e as negociações terão que ser retomadas”, disse Macron nesta quarta-feira (15). “Em algum momento, o presidente Zelensky precisará negociar com a Rússia e também precisaremos estar à mesa, trazendo garantias de segurança. Esta é a realidade e isso precisa acontecer”.

A fala foi feita para repórteres durante uma visita de Macron à base militar romena de Mihail Kogalniceanu, onde a França posicionou tropas como parte das forças de dissuasão da Otan. Ele se recusou a comentar as informações de que após sua parada na Moldávia, na quarta-feira, ele seguirá para Kiev, o que seria sua primeira visita à Ucrânia desde o início da guerra.

Macron vem buscando desde o início da guerra manter diálogo entre as duas partes envolvidas no conflito, e descreveu o papel de seu país como “uma potência mediadora”. As ações do presidente francês foram criticadas especialmente na Europa Oriental, por dizer repetidamente, que os aliados não deveriam “humilhar” Moscou porque isso seria contraproducente.

“A Rússia é uma grande potência e não queremos começar uma guerra com o povo russo, mas para que a Ucrânia vença e a guerra termine, precisamos negociar”, disse ele. Macron se referiu ao equipamento que a França está enviando à Ucrânia como prova de seu apoio.

Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em reunião em Kiev

Efrem Lukatsky/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis