Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Euromonitor vê desaceleração da economia brasileira e inflação mais alta em 2022 e 2023

Imagem de destaque da notícia
“Prevemos que a inflação no Brasil atinja 9,7% em 2022 e fique em 5,5% em 2023”, diz a consultoria britânica em relatório A consultoria britânica Euromonitor International divulgou nesta terça-feira (14) suas novas projeções para a economia global e destacou que a perspectiva para a economia brasileira é de desaceleração da atividade e inflação mais alta. Os economistas da empresa de pesquisas mantiveram projeção de crescimento de apenas 0,2% para o PIB do Brasil em 2022 e reduziram a previsão para 2023 em 0,3 ponto percentual, para 1,2%.

“Espera-se que as atividades e serviços industriais aumentem à medida que a onda de ômicron parece estar sob controle. No entanto, a escalada dos preços globais da energia, a alta inflação e as incertezas microeconômicas elevadas devem limitar os gastos do consumidor em 2022, levando à estagnação econômica”, diz a Euromonitor sobre o Brasil em seu relatório.

Sobre a inflação, a consultoria diz que os preços ao consumidor têm subido bastante, impulsionados pela escalada dos preços de energia em todo o mundo e pelas dificuldades ainda encontradas na cadeia global de suprimentos.

“A inflação deve permanecer alta em 2022, impulsionada pela alta dos preços globais de energia em meio à agressão da Rússia contra a Ucrânia e sanções econômicas relacionadas. Prevemos que a inflação [ no Brasil] atinja 9,7% em 2022 e fique em 5,5% em 2023”.

Em relação à taxa de juros, a Euromonitor elevou em 1 ponto percentual a sua perspectiva para a Selic no fim do ciclo de alta, chegando a 12,3% em 2022. Para 2023, a consultoria espera que os juros básicos brasileiros encerrem o ano que vem em 11,2% e voltem ao patamar de um dígito somente em 2024, quando os economistas da empresa acreditam que chegará a 8,6%.

José Paulo Lacerda/CNI

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis