Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Agenda do Dia: IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços; EUA publica inflação ao produtor

Imagem de destaque da notícia
Confira o que você precisa saber e acompanhar nesta terça-feira Os dados de inflação ao produtor (PPI) nos Estados Unidos são os destaques do dia no cenário externo. No Brasil, o IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de abril. Mais tarde, ainda, os investidores devem monitorar os indicadores da economia chinesa. Confira os principais destaques da agenda desta terça-feira:

IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços de abril

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, às 9h, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de abril. O volume de serviços prestados em todo o país deve ter avançado 0,4% em abril, frente a março, na série com ajuste sazonal, segundo mediana de levantamento do Valor Data com 23 consultorias e instituições financeiras. As estimativas coletadas variaram de recuo de 0,4% a alta de 1,6%. Na comparação interanual, a mediana do Valor Data aponta para alta de 10,4%, com projeções de alta de 3,6% a avanço de 13,2%. A mediana para a PMS de abril, na comparação mensal, indica desaceleração em relação a março, quando o volume de serviços surpreendeu favoravelmente ao avançar 1,7%, também na margem.

Tecnologia - computador - notebook

Pexels

Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B

A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de setembro de 2028 e as NTN-B, em 15 de maio de 2025, 15 de agosto de 2032 e 15 de maio de 2045. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.

EUA revelam preços ao produtor de maio

O Escritório de Estatísticas do Departamento do Trabalho (BLS, na sigla em inglês) dos EUA revela, às 9h30 (de Brasília), o índice de preços ao produtor (PPI) de maio. Em abril, o PPI cheio subiu 0,5% no mês e 11% no ano. As estimativas são de 0,8% (mês) e 10,9% (ano). O núcleo do PPI subiu 0,4% na comparação mensal e 8,8% na anual, com estimativas, respectivamente, de 0,6% e 8,6%.

API divulga estoques de petróleo bruto nos EUA na semana

O Instituto Americano de Petróleo (API) divulga, às 17h30 (de Brasília), os dados de estoques de petróleo bruto nos EUA na semana até 10 de junho. Na semana anterior, os estoques aumentaram em 1,845 milhão de barris.

China expõe produção industrial de maio

O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China expõe, às 23h (de Brasília), a produção industrial de maio. Na divulgação anterior, a produção industrial recuou 2,9% na base anual e a expectativa é de queda de 0,7%.

China divulga vendas no varejo de maio

O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China divulga, às 23h (de Brasília), o resultado das vendas no varejo de maio. Em abril, as vendas no varejo diminuíram 11,7% na comparação anual e a estimativa é de queda de 7,1%.

China informa investimento em ativos fixos de maio

O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China informa, às 23h (de Brasília), os investimentos em ativos fixos urbanos de maio. Em abril, o investimento em ativos fixos urbanos subiu 6,8% na base anual e é esperada alta de 6%.

China noticia desemprego de maio

O Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) da China noticia, às 23h (de Brasília), a taxa de desemprego em maio. A leitura anterior era de 6,1% e espera-se manutenção dessa taxa.

Opep anuncia seu relatório mensal

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anuncia, às 8h (de Brasília), o seu relatório mensal.

Ronald Zak/AP

Bolsonaro participa de ato de capitalização da Eletrobras na B3

O presidente Jair Bolsonaro embarca, às 6h50, para São Paulo, onde, às 9h, participa de cerimônia de abertura do 5º Fórum de Investimentos Brasil 2022 (BIF) e, às 12h, do ato de capitalização da Eletrobras na Bolsa de Valores (B3). Às 13h45, embarca de volta para Brasília e, às 15h10, despacha com Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência.

Senado vota PEC sobre regime fiscal do etanol

O Plenário do Senado vota, às 10h, a PEC do Etanol, que prevê um regime fiscal diferenciado para o etanol, em relação a combustíveis fósseis. O objetivo é que isso valha tanto para impostos federais quanto para impostos estaduais.

Câmara pode votar a MP do marco legal da securitização

A Câmara dos Deputados pode votar a Medida Provisória 1.103/22, que estabelece um marco regulatório das companhias securitizadoras e cria a Letra de Risco de Seguro (LRS). A sessão do Plenário está marcada para as 13h55. Outra MP pautada é a 1.104/22, que acaba com a cota do credor na formação de Fundos Garantidores Solidários (FGS), destinados a garantir operações de crédito rural, e permite o uso dos fundos em qualquer operação financeira vinculada à atividade empresarial rural, inclusive aquelas realizadas no mercado de capitais. Já o Projeto de Lei 4.401/21 (antigo PL 2.303/15) prevê a regulamentação, por órgão do governo federal, da prestação de serviços de ativos virtuais.

CCJ da Câmara vota PEC sobre magistrados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara reúne-se às 9h e vota, entre outros temas, a PEC 329/13, que altera a forma de composição dos Tribunais de Contas; submete os membros do Ministério Público de Contas ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e os conselheiros e ministros dos Tribunais de Contas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Comissão da Câmara debate teto de gastos

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara realiza, às 9h, debate sobre o teto de gastos, com o consultor Ricardo Alberto Volpe e ainda pode aprovar projeto de lei 108/21, que eleva o teto do Microempreendedor Individual (MEI) de R$ 81 mil para R$ 130 mil anuais.

Comissão da Câmara debate desvio do Farmácia Popular

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza, às 10h, audiência pública para debater desvio de dinheiro público do Programa Farmácia Popular. Participam: representantes do TCU, do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e os presidentes das associações das empresas do setor.

Comissão da Câmara debate reajuste de planos de saúde

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara realiza, às 10h, audiência pública para discutir os reajustes dos planos de saúde. Participam diretores da ANS, das associações dos planos de saúde e do Idec (defesa do consumidor).

Câmara debate autonomia do Banco Central

O Centro de Estudos (Cedes) da Câmara dos Deputados promove, às 11h, debate sobre o impacto da autonomia do Banco Central na dívida pública brasileira. O palestrante será o deputado Mauro Benevides (PDT), economista do presidenciável Ciro Gomes.

Comissão da Câmara debate orçamento da CDE

A Comissão de Minas e Energia da Câmara faz audiência pública às 13h sobre o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para 2022. Mais de uma dezena de participantes, entre eles representantes do MME, do Ministério da Economia, da Aneel e das associações do setor.

Conselho de Ética da Câmara instaura processos

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados reúne-se, às 14h, reunião para votar pareceres de admissibilidade sobre 11 processos de cassação. Um deles é do deputado Eduardo Bolsonaro por atacar o senador Humberto Costa e chamá-lo de drácula. Tem também o contra o deputado Kim Kataguiri por defender que apologia ao nazismo não deveria ser crime.

Comissões da Câmara ouvem ministro das Comunicações

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Fiscalização Financeira e Controle; de Integração Nacional; de Desenvolvimento Regional e Amazônia e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizam, às 14h30, audiência conjunta com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para debater planejamento para 2022 e projeto de conectividade e monitoramento para a Amazônia a ser desenvolvido por meio de parceria com a empresa Starlink, do empresário Elon Musk, e sobre notícia de interferência da pasta na Anatel para autorizar a Starlink a operar no Brasil.

STF julga ação sobre salário-educação

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, às 14h, julgamento da ação que pode mudar os requisitos de distribuição do salário-educação pela Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Guedes participa de reuniões da Apex-Brasil em São Paulo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, estará em São Paulo, onde, às 9h, participa da cerimônia de abertura das reuniões de alto nível Apex-Brasil (BIF); às 10h30, participa como “Keynote Speech” sobre Economia Brasileira; às 12h30 participa de evento sobre capitalização da Eletrobrás na sede da B3; às 15h30 terá reunião com a delegação de empresas alemãs; às 16h terá reunião com delegação de empresas brasileiras e, às 17h, com delegação de empresas norte-americanas da Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

Campos e diretores do BC participam do primeiro dia de reunião do Copom

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores participam do primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decide os rumos da taxa básica de juros (Selic), hoje em 12,75% ao ano. O encontro é dividido em duas partes, das 9h30 às 11h30 e depois das 14h às 17h30, para ambas para análise de conjuntura.

Agenda de Montezano não divulgada

A agenda do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, não foi divulgada.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis