Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Rosa Weber aceita recurso da PGR e arquiva inquérito contra Bolsonaro no caso Covaxin, diz site


Ministra do STF afirma que os novos argumentos da Procuradoria-Geral da República justificavam o encerramento da investigação, tendo em vista que em manifestação anterior, ela havia rejeitado o pedido de Augusto Aras A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber arquivou o inquérito sobre a suspeita de prevaricação por parte do presidente Jair Bolsonaro diante de possíveis irregularidades na importação da vacina Covaxin. Segundo o jornal O Globo, a ministra acatou recurso do procurador-geral da República, Augusto Aras, pelo arquivamento.

Na decisão desta sexta-feira (22), a ministra afirmou que os novos argumentos da PGR justificavam o encerramento da investigação. Em manifestação anterior, Weber havia rejeitado o pedido de Aras.

O inquérito foi aberto em julho do ano passado para apurar denúncias que surgiram durante a CPI da Covid. Em seus depoimentos no colegiado, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, relataram que alertaram Bolsonaro sobre as supostas irregularidades na importação do imunizante contra covid-19.

Em fevereiro deste ano, Aras pediu o arquivamento da apuração, alegando que a conduta atribuída a Bolsonaro no caso não configurava crime. Para Aras, o presidente não tinha o “dever funcional” de comunicar eventuais irregularidades “das quais não faça parte como coautor ou partícipe”. A Polícia Federal (PF) também chegou à mesma conclusão.

Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal

Fellipe Sampaio/STF

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!