Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Vendas artificiais embalam crescimento de mercado de NFT

Imagem de destaque da notícia
Na plataforma LooksRare, as vendas são feitas para ganhar novos tokens, em vez de aumentar os preços dos NFTs Um olhar mais atento à plataforma LooksRare, que rapidamente se tornou o principal mercado NFT por volume de negociação, mostra que a maior parte da atividade é, na verdade, de usuários que vendem tokens para si mesmos para ajudar a ganhar recompensas na forma de mais moedas.

Regulação de criptoativos atrai empresas

Tributação de ativos digitais ainda suscita discussões

Política de regulação de criptoativos, caso aprovada, deve seguir três eixos principais, diz Renato Gomes

Marketplace de NFTs do cofundador do Twitch levanta US$ 35 milhões de investidores

A plataforma foi lançada em janeiro por dois cofundadores anônimos - que atendem por Zodd e Guts - como uma alternativa ao líder de mercado OpenSea durante o auge do boom NFT. O site planejava adicionar novos recursos para atrair entusiastas do NFT, de acordo com um post no blog na época. Quase todas essas iniciativas se concentraram no programa de incentivos construído em torno do token Looks concedido aos usuários ativos da plataforma.

Cerca de US$ 18 bilhões do volume de negociação na plataforma, ou cerca de 95% da atividade total, pode ser atribuído ao que é frequentemente chamado de "vendas de lavagem", de acordo com dados compilados pelo rastreador de NFTs CryptoSlam. As transações são vistas como uma das muitas áreas cinzentas em criptografia quando se trata de regulamentação. Nesse caso, as vendas são feitas para ganhar novos tokens, em vez de aumentar os preços dos NFTs para atrair compradores desavisados. O marketplace se beneficia das taxas geradas por cada transação. Os representantes da LooksRare não foram encontrados para comentar.

Uma página da web com a “Equipe LooksRare” lista apenas pseudônimos e títulos. Ao mesmo tempo, LooksRare ajudou efetivamente a mascarar o arrefecimento da demanda no mercado de NFT. As vendas totais no OpenSea caíram todos os meses desde janeiro, de acordo com dados da Dune Analytics. O volume de vendas do site caiu 67% nos últimos 30 dias, segundo dados do DappRadar. O número de traders diminuiu 23%.

A capacidade de ganhar tokens, enquanto um aspecto proeminente do DeFi (finanças descentralizadas), é um recurso relativamente novo nas plataformas NFT. O marketplace Rarible estava entre os pioneiros da ideia no ano passado.

As taxas da LooksRare também são distribuídas aos detentores de Looks. Alguns observadores legais acreditam que a negociação de "lavagem" que está impulsionando o volume na plataforma LooksRare é ilegal.

“Não me importo se são ações, títulos, bitcoin, NFTs ou cartões de beisebol”, disse David Silver, advogado de Coral Springs, Flórida, que trabalha em casos de criptomoedas. “'Wash trading' é uma forma de manipulação de mercado na qual um investidor vende e compra simultaneamente o mesmo instrumento para criar uma atividade enganosa e artificial no mercado.”

O preço do token Looks mais que triplicou em janeiro antes de cair para um pouco acima do preço de estreia, de acordo com dados compilados pela CoinMarketCap. O modelo semelhante ao DeFi está sendo adaptado por um número crescente de sites que buscam tirar a participação de mercado NFT do OpenSea. As taxas da LooksRare também são mais baixas em 2% versus 2,5% para a OpenSea.

“Parece que o comércio orgânico está de fato aumentando na LooksRare”, disse Pedro Herrera, analista de dados sênior da DappRadar. “A diferença entre vender NFTs caros como BAYC no LooksRare em vez do OpenSea pode se tornar uma diferença de 1-2 Ether que o vendedor economiza. Portanto, parece que a comunidade NFT está adotando lentamente outras opções fora do titular.”

Fora da negociação relacionada ao token Looks, o LooksRare continua sendo um mercado relativamente pequeno para NFTs em comparação com o OpenSea, que normalmente tem cerca de 10 vezes mais usuários ativos diários, pelo rastreador Nansen.

Alguns observadores legais acreditam que a negociação de "lavagem" que está impulsionando o volume na plataforma LooksRare é ilegal.

CC0 Creative Commons / pixabay

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis