Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Conversas sobre apoio do PT a Kalil ao governo de Minas avançam


Presidente do PT em Minas Gerais, deputado Cristiano Silveira, disse que a tendência é de que os partidos formem uma aliança para apoiar a campanha de Kalil As conversas entre o PT e o PSD sobre uma possível união dos partidos para apoiar a campanha do prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas Gerais avançam. Na noite de segunda-feira, o prefeito teve um jantar em São Paulo com o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que deve coordenar em Minas a campanha de Lula à presidência.

“Foi uma boa conversa, muito respeitosa. Houve o reconhecimento da importância de Minas e do presidente Lula”, afirmou Kalil, sem dar detalhes sobre o jantar. O presidente do PSD, senador Alexandre Silveira, não quis comentar o assunto.

O presidente do PT em Minas Gerais, deputado Cristiano Silveira, disse que a tendência é de que os partidos formem uma aliança para apoiar a campanha de Kalil. “A tendência maior de Minas me parece que é a aliança, considerando principalmente a opinião do Lula sobre o Estado e a atuação do Kalil”, disse o deputado.

Maria Tereza Correia/Valor

Lula defende uma aliança ampla em Minas para concorrer ao governo do Estado e, na sua visão, o apoio do PT pode fortalecer a candidatura de Kalil para derrotar o governador Romeu Zema (Novo), que vai buscar a reeleição e hoje lidera com folga das pesquisas de intenção de voto. Por outro lado, Kalil pode representar um palanque forte em Minas para Lula em sua campanha pela presidência da República.

Essa aliança ampla em Minas seria formada por PT, PV, PCdoB, PSB e PSD. O PT abriria mão de candidatura própria ao governo em troca de concorrer ao Senado com o deputado federal Reginaldo Lopes, que é líder do PT na Câmara dos Deputados. Do lado do PSD, o senador Alexandre Silveira tem interesse em se reeleger ao cargo, o que gera um impasse entre as legendas. Uma possibilidade aventada é que Silveira concorra à vaga no Senado mas pela federação PT, PCdoB e PV.

“Se não prosperar uma aliança o partido poderia ter candidatura própria, mas a maior tendência seria a aliança com o PSD”, afirmou Silveira. O PT apresentou com pré-candidatos em Minas Gerais o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, e o ex-prefeito de Betim, Jésus Lima.

Kalil tem até 2 de abril para renunciar ao cargo de prefeito para concorrer ao governo do Estado. A previsão é que ele renuncie nesta sexta-feira, data do seu aniversário.

Bolsonaro - Enquanto Lula avança nas tratativas para ter palanque em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, o presidente Jair Bolsonaro busca marcar território. Ontem, ele anunciou que terá candidato a vice-presidente nascido em Belo Horizonte e que fez colégio militar, sinalizando que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto será seu vice.

O governador Romeu Zema, que apoiou a candidatura de Bolsonaro em 2018, buscou afastar a sua imagem do presidente para evitar aumento de rejeição de eleitores.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!