Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Agência Internacional de Energia pede para a Europa evitar novos contratos com a estatal russa Gazprom

Imagem de destaque da notícia
Pedido do órgão faz parte de um plano para que a Europa reduza suas importações de gás russo em cerca de um terço em um ano; a Rússia fornece 40% do gás consumido na região A Agência Internacional de Energia (AIE) pediu nesta quinta-feira (3) que a Europa não assine novos contratos de fornecimento de gás natural com a estatal russa Gazprom. As informações são do jornal britânico “Financial Times”.

O diretor-executivo da entidade, Fatih Birol, disse que os contatos que expiram neste ano e não devem ser renovados cobrem 15 bilhões de metros cúbicos de gás, cerca de 12% do fornecimento russo para a Europa.

Leia mais:

Rússia deve perder pagamento de juros da dívida pela primeira vez desde a crise de 1998

Em meio a temor sobre oferta, petróleo é negociado em alta e atinge novas máximas

Guerra ameaça oferta de gás e “energia barata”

Em meio à invasão da Ucrânia, Birol reiterou hoje que a Rússia está usando o setor de energia como uma “arma econômica e política”. Por isso, a Europa deve reduzir sua dependência em relação a Moscou e acelerar sua transição para o uso de combustíveis verdes.

O pedido da AIE faz parte de um plano para que a Europa reduza suas importações de gás russo em cerca de um terço em um ano. Atualmente, a Rússia fornece 40% do gás consumido na região.

A AIE disse que a UE pode aumentar a importação de gás de outras fontes, como a Noruega, o Azerbaijão e o Catar. Em paralelo, o bloco deve acelerar a construção de novos projetos eólicos e solares, além de maximizar o uso de bioenergia e da energia nuclear.

Segundo a AIE, o plano está em linha com a meta climática da UE de atingir a neutralidade na emissão de gases de efeito estufa até 2050.

Estatal russa Gazprom

Associated Press

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis