O plano de segurança no Corredor Vera Arruda, no bairro de Jatiúca, em Maceió, está sendo modificado pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). Para garantir mais tranquilidade aos frequentadores, o espaço público passa a contar com patrulhamento permanente da Guarda Municipal.
Diariamente, 20 guardas municipais vão se revezar na ronda, com reforço, principalmente, após as 16h, horário em que famílias inteiras utilizam a área para lazer e prática de atividades físicas. O policiamento será feito com bicicleta, a pé e com o suporte de viaturas motorizadas.
O secretário Thiago Prado, de Segurança Comunitária e Convívio Social, afirmou que, neste início de gestão, uma das prioridades do órgão é fazer o levantamento dos pontos mais críticos, com deficiência no patrulhamento, para que a atuação da Guarda Municipal seja intensificada.
"Teremos guardas municipais ao longo do dia e com maior intensidade a partir das 16h, sobretudo no período noturno", detalhou o secretário.
Segundo ele, a presença da Guarda Municipal será permanente para identificar eventuais ameaças, atitudes suspeitas e, consequentemente, a prática de crimes no espaço. Além disso, Thiago Prado adianta que o prefeito JHC já determinou um estudo para avaliar a possibilidade de videomonitoramento em todo corredor.
"A tecnologia vai facilitar, e muito, o policiamento preventivo para que possamos reduzir o tempo-resposta para as intervenções a serem feitas pela Guarda Municipal. Teremos a segurança melhorada e alinhada com a tecnologia", avalia o secretário.
A população também pode ajudar a Prefeitura de Maceió na identificação de suspeitos de crimes praticados na localidade, denunciando por meio do 181 (Disque-Denúncia), ou pelos canais da Semscs (3312-5277 ou email [email protected]).