Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Prefeito JHC diz que Maceió está pronta para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Imagem de destaque da notícia

A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer foi bem recebida por especialistas e gestores púbicos. O prefeito de Maceió, JHC, anunciou que a Prefeitura está pronta para dar sequência à vacinação. Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) se manifestaram favoravelmente à decisão. O infectologista Fernando Maia afirmou que todos os pais devem vacinar seus filhos, embora ainda não haja, por parte do Ministério da Saúde, definição sobre quando terá início a vacinação dos menores de 12 anos.

O prefeito de Maceió, JHC, celebrou a notícia e declarou, em suas redes sociais, que tão logo as autoridades de saúde iniciem o processo de emissão das doses específicas, a Prefeitura estará com a estrutura preparada para operacionalizar a imunização.

"Seguimos prontos para as aplicações. Iniciaremos assim que o Ministério da Saúde liberar as doses. O cuidado com o maceioense é prioridade. Assim que tivermos novidades, vou avisando vocês por aqui", informou.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que vai aguardar as diretrizes do Ministério da Sáude sobre a autorização da Anvisa, assim como o envio das vacinas destinadas à imunização das crianças, para dar início ao processo.

"A Assessoria de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) informa que segue as orientações da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (Secovid), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), que, por sua vez, é guiado por discussões em câmaras técnicas com especialistas da área, que atuam mediante embasamento científico. Com isso, quando a Secovid oficializar ao Estado a recomendação para incluir as crianças a partir de 5 anos de idade como público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, bem como, enviar remessa de imunizantes específica, Alagoas seguirá a recomendação", informa.

O infectologista Fernando Maia também aplaudiu a decisão da Anvisa. Questionado sobre que orientação dar aos pais a respeito da imunização das crianças e de temores sobre efeitos adversos, ele adiantou que os pais só têm a temer o vírus e devem levar os filhos para se vacinar assim que a nova etapa tiver início.

"Vacinem seus filhos, sem medo. A doença é sempre pior. A orientação é vacinar todo mundo, o mais rápido possível", orienta.

Ele disse ver o atual momento epidemiológico com preocupação, em razão da flexibilização do distanciamento social e da circulação da variante ômicron. No entanto, ponderou que o Brasil tem se sobressaído no avanço da vacinação. "O Brasil está conseguindo vacinar mais do que a maioria dos países", lembra, ressaltando que além da vacinação, as medidas preventivas não farmacológicas devem ser mantidas para fortalecer a proteção. "Vamos manter as medidas de sempre: máscara, distanciamento e higiene das mãos", alerta.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis