Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Black Friday 2021: 10 cuidados para você não cair em golpes financeiros

Imagem de destaque da notícia
Black Friday causa uma ambiente de euforia comercial e se torna uma oportunidade para os criminosos A Black Friday é sempre uma data bastante esperada por lojistas e consumidores pela promessa de descontos, no entanto é preciso ter cuidado com os golpes e fraudes que ocorrem nessa época do ano.

LEIA MAIS:

Black Friday: Como surgiu? Qual é a sua origem? Confira curiosidades

Black Friday 2021: Os produtos mais buscados pelos brasileiros

Black Friday 2021: McDonald's e Burger King dão hambúrguer de graça

Segundo Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o ambiente de euforia comercial se torna uma oportunidade para os criminosos.

Entre os golpes mais comuns estão a criação de páginas falsas que simulam sites de varejistas conhecidos, o envio de ofertas falsas por e-mail, WhatsApp e SMS e a promoção de perfis falsos para que apareçam no feed e nos stories das redes sociais de um grande número de pessoas que estão procurando por um determinado produto.

Cartão de crédito: Verifique as formas de pagamento e desconfie de lojas com poucas alternativas

Image Source/Adam Gault

Para ajudar o consumidor a fugir das ciladas da Black Friday, a Febraban lançou 10 dicas para se proteger de golpes. Veja abaixo:

Verifique o endereço do site no navegador (URL) do site em que você pretende fazer uma compra. Não confie sempre nos “links patrocinados” que aparecem em primeiro lugar na lista de resultados do Google ou em anúncios de outros sites.

Prefira comprar em sites de empresas conhecidas ou nos quais você já comprou anteriormente. Consulte a reputação da loja em sites de defesa do consumidor como o “Reclame Aqui” e leia comentários de outros compradores.

Não clique em links recebidos por WhatsApp ou SMS e nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso a alguma promoção.

Verifique as formas de pagamento e desconfie de lojas que oferecem poucas alternativas. Dê preferência aos pagamentos com cartões virtuais.

Sempre leia as políticas de troca e devolução das lojas.

Ao pagar com PIX preste atenção para não ser direcionado para fora do ambiente da loja. Quando for fornecido o QR Code confira se o preço está correto e se a loja é quem realmente irá receber o dinheiro.

Na compra com boleto leia atentamente qual é a empresa que receberá o pagamento.

Se for uma compra presencial confira na maquininha o valor da compra antes de digitar a senha do cartão. Veja também se o cartão que o lojista devolveu é realmente o seu.

Reforce o cuidado quando estiver diante de promoções em que o preço está muito abaixo do valor real do produto. “Criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos”, diz a Febraban.

Nunca faça compras on-line em um computador público ou de um estranho, pois seus dados bancários podem ser roubados e sempre mantenha um antivírus atualizado no computador, notebook ou smartphone em que for realizar uma compra on-line.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis