Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Governistas esperam sabatina de Mendonça em breve e calculam 55 votos favoráveis no plenário do Senado

Imagem de destaque da notícia
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça esteve nesta terça-feira (23) no Senado reunido com articuladores do governo e saiu otimista com a perspectiva de que seu nome seja finalmente avaliado e aprovado nos próximos dias. Nas contas dos governistas que têm trabalhado em favor de Mendonça, ele terá em plenário entre 51 e 55 votos favoráveis para assumir uma vaga de ministro na Suprema Corte.

Além disso, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), teria sinalizado que deve nos próximos dias finalmente marcar a sabatina no colegiado. O nome de Mendonça foi indicado por Bolsonaro em julho e, desde então, aguarda o agendamento da sabatina, o que cabe a Alcolumbre marcar.

Na saída do Congresso, Mendonça foi abordado e disse ter expectativa de que seu nome possa ser apreciado na próxima semana

Marcos Oliveira/Agência Senado

A inflexão do senador decorre da possibilidade de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), levar a indicação diretamente ao plenário, que ele passou a considerar, segundo interlocutores.

Pacheco não quer chegar a esse nível de confronto com Alcolumbre, ex-presidente da Casa, seu aliado e padrinho sua eleição a presidente do Senado. Mas o imbróglio em torno do caso Mendonça passou a afetar o senador mineiro, com parte dos colegas questionando sua capacidade de liderar em momentos de crise – algo péssimo para quem é dado como um possível candidato a presidente da República em 2022 ou, em um cenário mais modesto, à recondução no comando do Poder Legislativo em 2023.

Uma reunião entre Pacheco, Alcolumbre e o líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), ocorreu nesta terça na Residência Oficial do Senado. O tema principal, contudo, teria sido a PEC dos Precatórios, que estará na pauta da CCJ amanhã.

Já Mendonça continuou seu corpo a corpo com senadores, algo que vem fazendo desde agosto. Ele esteve com o senador Chiquinho Feitosa (DEM-CE), suplente de Tasso Jereissati (PSDB-CE) que assumiu o mandato do tucano pelos próximos meses, e também esteve com Carlos Viana (PSD-MG), vice-líder do governo.

Na saída do Congresso, Mendonça foi abordado por jornalistas e disse ter expectativa de que seu nome possa ser apreciado na próxima semana. O Senado realizará um esforço concentrado para analisar a indicação de autoridades entre os dias 29 e 2 de dezembro.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis