Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

PP confirma apoio oficial à candidatura de Rodrigo Pacheco no Senado

Imagem de destaque da notícia
Além do PP, o DEM tem agora sete partidos em sua chapa

Roque de Sá/Roque de Sá/Agência Senado

A bancada do PP no Senado divulgou nesta quarta-feira um comunicado no qual confirma que irá apoiar à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência da Casa. O DEM tem agora sete partidos em sua chapa: PSD, PT, PSC, PL, Pros, Republicanos e o PP. Somadas ao DEM, essas legendas possuem 38 senadores. Isso quer dizer que, caso não haja traições no arco de alianças, Pacheco precisará de apenas mais três apoios para ser eleito presidente do Senado.

"A bancada do Progressistas no Senado Federal, em reunião na manhã desta quarta-feira, 13, decidiu apoiar a candidatura do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência da Casa nas eleições que se aproximam", diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa.

O apoio do PP à candidatura de Pacheco está condicionado a um pedido: o comando da Comissão de Relações Exteriores da Casa. A legenda quer controlar o colegiado por meio da senadora Kátia Abreu (PP-TO), que deverá ser a indicada para o posto caso o DEM vença, de fato, as eleições internas. O acordo foi costurado antes da reunião realizada pela bancada hoje.

A Comissão de Relações Exteriores é importante porque controla, principalmente, a aprovação de embaixadores brasileiros que vão assumir missões diplomáticas no exterior. Desde 2019, o colegiado está sob controle do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Na época, o parlamentar foi indicado para o cargo após negociação entre PSD e Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado.

Além disso, o comunicado assinado pelo líder do PP, Ciro Nogueira (PI), afirma que a sigla acredita que "Rodrigo Pacheco se identifica com os anseios progressistas de unificar o Senado Federal em torno de projetos que vão garantir a retomada do crescimento econômico do país pós-pandemia e as reformas de que o Brasil precisa".

Ciro Nogueira é um dos senadores mais próximos ao governo Jair Bolsonaro e tem trabalhado para ajudar o presidente a melhorar sua avaliação no Nordeste, região dominada pelo PT anteriormente. Ele é um dos principais defensores da candidatura de Pacheco e levou esse posicionamento para a reunião virtual do partido que sacramentou a aliança hoje cedo.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis