Inscrições para o Prouni vão até 15 de janeiro

Inscrições para o Prouni vão até 15 de janeiro

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do Ministério da Educação, está inscrições abertas para o processo seletivo deste primeiro semestre de 2021 até a sexta-feira (15). O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

No Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), 143 vagas - entre parciais e integrais - estão sendo ofertadas neste primeiro semestre para os cursos de Ciência da Computação, Comunicação Social/Publicidade, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica e Psicologia, além de Direito no turno matutino, Medicina e Odontologia.

Para participar da seleção, o candidato deve estar atento aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro e não portador de diploma de curso superior, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter tirado nota zero na redação.

A analista de créditos e benefícios Pl da Unit/AL, Júlia Silva dos Santos, explica que o candidato também precisa atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;

  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

  • ser pessoa com deficiência, independente do tipo de escola onde cursou o ensino médio;

  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica;

  • ser integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Ela destaca que, além dos critérios relacionados ao estudo, para pleitear uma bolsa integral, é necessário que o candidato tenha renda familiar bruta mensal per capita (por pessoa) que não exceda o valor de um salário-mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder o valor de três salários mínimos. "Apenas professores e servidores de instituição pública estão dispensados da comprovação de renda familiar", aponta.

Inscrições totalmente on-line

A analista da Unit/AL alerta que as inscrições para o processo seletivo para este primeiro semestre de 2021 serão efetuadas em única etapa, exclusivamente pela internet, por meio da página do programa: http://siteprouni.mec.gov.br".

Fique atento ao calendário

Após o período de inscrições (de 12 a 15 de janeiro), o resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 19 de janeiro. O prazo para comprovação das informações dos convocados na 1ª chamada será entre os dias 19 até 27 de janeiro.

No dia 1º de fevereiro, acontece a divulgação do resultado da 2ª chamada. De 1º a 9 de fevereiro, os convocados deverão comprovar as informações prestadas.

O candidato que não for convocado nas duas primeiras etapas, ainda tem chance de conseguir sua vaga pelo Prouni. Entre os dias 18 e 19 de fevereiro o candidato pode integrar uma lista de espera, cujo resultado será divulgado no dia 22 subsequente. Para eles o período de comprovação de informações vai de 22 a 25 de fevereiro.