Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

País corre risco de perder janela de oportunidade para privatizar os Correios, diz Fábio Faria

Imagem de destaque da notícia
“Corremos risco de daqui a alguns anos tentar vender os Correios e isso não ser mais possível” O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse nesta quinta-feira que a receita dos Correios com a entrega de encomendas está caindo ano a ano por falta de investimentos e que, se a empresa não for privatizada, poderá ficar sem recursos para garantir o serviço em todo o país.

De acordo com Faria, o momento atual é uma das janelas de oportunidade possíveis para a venda da estatal, em face do crescente avanço tecnológico no setor. “Corremos risco de daqui a alguns anos tentar vender os Correios e isso não ser mais possível”, afirmou. “O que me preocupa é que estamos próximos do período eleitoral e isso não pode afetar um patrimônio do brasileiro.”

Segundo o ministro, a entrada de novas empresas de e-commerce no mercado e a modernização do setor fizeram com que a competitividade dos Correios diminuísse.

Fábio Faria

Pablo Jacob/Agência O Globo

“Pelo respeito ao teto de gastos, caso a receita de encomendas for caindo de forma significativa como vem caindo, por falta de investimentos, podemos descumprir o que manda a Constituição em poucos anos, que é o dever de atender todos os brasileiros com o serviço postal”, afirmou Faria no "4º Forum CNT de Debates, Desestatização dos Correios: Oportunidades e Desafios para o Brasil"

Faria disse ainda que os Correios são um orgulho nacional e que os carteiros chegam a 95% dos brasileiros. “Por outro lado, chegou a modernização e chegaram novas empresas no Brasil”, afirmou.

“Os Correios não só entregam cartas, mas também encomendas. A receita de encomendas faz com que a gente preserve os serviços postais. Mas os números são assustadores, essas empresas têm conseguido ganhar um market share que é dos Correios a cada ano”, acrescentou o ministro.

Segundo ele, a participação dos Correios na entrega de encomendas vem caindo em torno de 10% a 20% ao ano. A exceção teria sido 2020, mas por conta da pandemia.

O projeto de lei que torna possível a privatização dos Correios foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está em discussão no Senado.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis