Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Segurança

Lei obriga usuários a pagarem pela tornozeleira eletrônica em Goiás


Já está em vigor uma lei estadual em Goiás que transfere para os presos a obrigação de pagar pelo uso da tornozeleira eletrônica. A lei, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, institui a cobrança como forma de compensação financeira aos cofres públicos.

Cada equipamento custa 245 reais por mês. De acordo com o governo goiano, mais de 4.600 pessoas usam tornozeleira eletrônica no estado, o que custa 13 milhões de reais por ano. E, neste momento, ainda é preciso comprar mais 10 mil aparelhos novos.

Além do pagamento, os presos também serão responsáveis pela manutenção e conservação da tornozeleira eletrônica. Só ficarão liberados do pagamento os presos que usam a assistência judiciária gratuita.

Quem não pagar pelo equipamento será incluído na dívida ativa de Goiás e ficará com o nome sujo. Também pode sofrer outras punições, mas terá garantida a liberdade de locomoção, de acordo com a decisão judicial que determinou o uso do aparelho.

Além de Goiás, os estados de Santa Catarina e Mato Grosso também cobram pelo equipamento. A tornozeleira eletrônica é usada como forma de garantir a liberdade provisória e em medidas protetivas ou restritivas de direito.

Segurança Brasília 06/10/2021 - 21:58 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional Tornozeleira quarta-feira, 6 Outubro, 2021 - 21:58 1:18

Agência Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!