Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Com caso do ex-deputado André Moura, STF volta a julgar ações penais

Imagem de destaque da notícia
Em outubro do ano passado, por iniciativa do presidente do STF, Luiz Fux, houve uma mudança no regimento para que esse tipo de processo voltasse a ser julgado pelo plenáriO O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a julgar, nesta quinta-feira, ações penais que tramitam na Corte. Os ministros começaram analisar três casos que envolvem o ex-deputado federal André Moura (PSC-SE). O julgamento, no entanto, foi interrompido e deve ser retomado na próxima quarta-feira.

Em outubro do ano passado, por iniciativa do presidente do STF, Luiz Fux, houve uma mudança no regimento para que esse tipo de processo voltasse a ser julgado pelo plenário.

A alteração foi vista como uma tentativa de Fux para que os casos da Lava-Jato, que antes eram analisados pela Segunda Turma, passassem novamente a ser discutidos pelos 11 ministros da Corte, já que o colegiado menor, com cinco magistrados, vinha impondo sucessivas derrotas à operação.

Até 2014, todos os julgamentos desse tipo ocorriam no plenário, mas, com a Lava-Jato, que aumentou o número de processos criminais tramitando, a Corte mudou a regra e enviou as ações penais envolvendo políticos para as duas turmas do STF. O plenário, então, passou a analisar apenas casos envolvendo os presidentes da Câmara e do Senado.

Nelson Jr./SCO/STF

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis