Moradores do Povoado Cruz, em Delmiro Gouveia, foram retirados de surpresa de suas casas. O motivo é que a Prefeitura estaria pretendendo demolir as residências para abrir espaço para a construção de um novo empreendimento hoteleiro na região.
De acordo com a defesa das vítimas, que são pescadores e seus familiares, uma estrada que existe no povoado há décadas e conduz até a margem do Rio São Francisco, está sendo pavimentada.
A reportagem tenta contato com a Prefeitura da cidade do interior alagoano.
Eles teriam sido informados também que após a conclusão da obra só pessoas cadastradas pela Prefeitura poderiam transitar pela via. A estrada é o principal acesso para o rio e seguranças estariam bloqueando o local para impedir o acesso das pessoas, inclusive o de quilombolas que vivem na área.
Após a apresentação dos documentos dos envolvidos, comprovando a regularidade da ocupação e uso dos imóveis, foi expedido um mandado proibitório que define uma multa de R$ 1.000 reais caso a Prefeitura descumpra a ordem judicial, em relação à demolição das casas e ao bloqueio da estrada.
No entanto, mesmo com a decisão, um novo mandado foi pedido pelos moradores, pois houve uma segunda tentativa de demolição, flagrada pelo repórter Adriano Maciel. Nas imagens é possível ver profissionais de outros órgãos públicos participando da ação.