Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

CCJ do Senado passa indicação de Aras à frente da de Mendonça e agenda sabatina

Imagem de destaque da notícia
Indicado à PGR será sabatinado pela CCJ na próxima semana, dia 24, tendo como relator o líder do MDB, Eduardo Braga Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Davi Alcolumbre resolveu passar a indicação de Augusto Aras à recondução na Procuradoria-Geral da República (PGR) à frente da de André Mendonça, escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga no Supremo Tribunal Federal.

Aras será sabatinado pela CCJ na próxima semana, terça-feira, dia 24, tendo como relator o líder do MDB, Eduardo Braga (AM). Já Mendonça, que precisa ser chancelado pelo mesmo colegiado, ainda não tem data de sabatina marcada nem relator.

O movimento torna clara a indisposição de Alcolumbre, ex-presidente do Senado, com Mendonça. O ex-ministro da Justiça e ex-Advogado-Geral da União (AGU) foi anunciado antes, em 13 de julho, como nome de Bolsonaro para o STF. A recondução de Aras saiu uma semana depois, em 20 de julho.

Nos bastidores do Senado, é sabido que vários parlamentares preferiam que Aras fosse para o STF — inclusive Alcolumbre. Bolsonaro optou por Mendonça por ter prometido a indicação de um ministro "terrivelmente evangélico". Mesmo senadores que publicamente demonstraram apoio a Mendonça dizem que essa alcunha mais tem atrapalhado que ajudado a alavancar sua candidatura à Corte. Além disso, o governo tem dado pouco suporte ao indicado, que tem buscado os senadores para se apresentar e pedir votos sem apadrinhamento do Palácio do Planalto, algo considerado pouco usual.

Aras

Denio Simoes/Valor

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis