Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Petrobras aumenta produção de óleo e gás no 2º trimestre em 0,65%, diz ANP

Imagem de destaque da notícia
Por outro lado, resultado no primeiro semestre foi 1,8% menor do que o registrado em igual período do ano anterior A Petrobras fechou o segundo trimestre com um aumento da ordem de 1,7% na sua produção de óleo e gás no Brasil, em relação aos três primeiros meses do ano. De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a estatal produziu, entre abril e junho, em média, 2,755 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia), o que representa uma alta de 0,65% ante igual período do ano passado.

O desempenho operacional do segundo trimestre, porém, não foi suficiente para compensar o fraco início de ano. A companhia fechou, assim, o primeiro semestre com queda de 1,8% na extração de óleo e gás, na comparação anual, para uma média de 2,731 milhões de BOE/dia, mesmo tendo sido o segundo trimestre de 2020 o período de auge da contração global de consumo, na pandemia.

Vale lembrar que, apesar disso, a petroleira brasileira conseguiu bater, na ocasião, recorde de exportação da commodity. Pesam negativamente no desempenho operacional da empresa em 2021, nesse caso, os volumes perdidos com as vendas de ativos, além do declínio dos campos maduros do pós-sal.

Leia mais: Acordo prevê elevar produção de petróleo

ANP e Petrobras têm metodologias diferentes para contabilizar a produção de petróleo — a estatal, por exemplo, considera os líquidos de gás natural, enquanto a agência inclui o condensado. Os dados da ANP, de todo modo, dão um bom indicativo do que esperar do relatório trimestral de produção da estatal, a ser divulgado na quinta-feira (22/07).

Leia mais: Acordo da Opep pesa sobre petróleo e ações de petroleiras

Segundo a ANP, a Petrobras produziu, no segundo trimestre, 2,139 milhões de barris/dia de petróleo e mais 97,9 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia) de gás natural. Na extração de óleo, houve um crescimento de 1,7% em relação aos três primeiros meses de 2021. Na comparação anual, o volume se manteve praticamente estável, com queda de 0,2%. No gás, a agência reportou um aumento de 1,55% na produção, ante o primeiro trimestre, e de 4,1% na comparação anual.

Leia mais: Petrobras atinge recorde na oferta de GNL regaseificado

No ano, a extração de óleo acumula uma retração de 2,6% no primeiro semestre, em relação a igual período do ano passado, enquanto a produção de gás natural acumula uma alta de 1,4%.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis