Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Alemanha recomenda mudar de vacina após primeira dose de AstraZeneca

Imagem de destaque da notícia
Objetivo é aumentar a velocidade e eficácia da inoculação enquanto a variante delta do coronavírus se espalha As autoridades alemãs recomendam que todos os que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca mudem para um tipo diferente de imunizante para a segunda dose. O objetivo é aumentar a velocidade e eficácia da inoculação enquanto a variante delta, que é mais contagiosa, se espalha.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, fez consultas com agentes de 16 Estados da Alemanha nesta sexta-feira (02), depois que o comitê de vacinação do país, conhecido pela sigla em alemão Stiko, emitiu um projeto de recomendação.

Leia mais: Premiê britânico diz não ver razão para restringir AstraZeneca fabricada na Índia

Em comunicado, o Stiko observou que "de acordo com os resultados do estudo atual", a resposta imunológica de uma combinação de AstraZeneca com uma vacina de RNA mensageiro foi "consideravelmente maior" do que a de duas doses de AstraZeneca.

O comitê recomendou que a segunda dose com uma vacina de RNA mensageiro - a Alemanha usa os imunizantes da BioNTech-Pfizer e Moderna - seja dada quatro semanas ou mais após a primeira injeção de AstraZeneca. Esse período é muito mais curto do que as nove a 12 semanas que o comitê recomenda entre as duas doses de AstraZeneca.

Leia mais: Brasil continua a atenuar posição na OMC sobre quebra de patentes

O Stiko não revelou em que estudo se baseiam suas conclusões. O Centro Alemão de Controle de Doenças enfatizou que este é um rascunho e que uma recomendação final com mais detalhes e fontes será fornecida posteriormente. Os cientistas disseram que a combinação de vacinas é provavelmente segura e eficaz, mas eles ainda estão coletando dados para ter certeza.

As autoridades alemãs decidiram antecipadamente em abril que a população com menos de 60 anos de idade que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca deveria tomar uma injeção de uma vacina de RNA mensageiro. A decisão foi tomada depois que a vacina AstraZeneca foi associada a coágulos sanguíneos extremamente raros em jovens. A Alemanha recomenda que pessoas com menos de 60 anos consultem um médico antes de recebê-lo.

Leia mais: Veto a versão indiana de vacina pode afetar viagens à UE

Spahn disse hoje (02) que o país tem doses suficientes de vacinas de RNA mensageiro para implementar rapidamente a nova recomendação e que "torna a vacina AstraZeneca mais atrativa", já que chega em grandes quantidades e com possibilidade de espera

Ele acrescentou que o chefe da Stiko disse aos ministros que a combinação das vacinas AstraZeneca e BioNTech "protege pelo menos tão bem quanto uma combinação BioNTech-BioNTech, em alguns casos até melhor." Mas ele afirmou ainda que duas doses da vacina AstraZeneca oferecem uma boa proteção. O imunizante da BioNTech-Pfizer tem sido a base da campanha de vacinação na Alemanha, com a AstraZeneca em um distante segundo lugar em termos de doses administradas.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis