Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Governo ainda não distribuiu as 3 milhões de doses da Janssen doadas pelos EUA

Imagem de destaque da notícia
O Ministério da Saúde ainda não distribuiu aos Estados as 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19 doadas pelo governo americano ao Brasil. As doses chegaram em São Paulo em dois lotes, na sexta-feira (2,05 milhões de vacinas) e no sábado (942 mil), no aeroporto internacional de Viracopos. A falta de distribuição dos imunizantes foi confirmada pelo próprio Ministério da Saúde e tornou-se alvo de críticas nesta quarta-feira do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O Brasil registra mais de 516 mil mortes pela covid-19 e 18,5 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Cinco dias depois do início do recebimento das vacinas, o Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que ainda aguarda a liberação dos lotes pela Anvisa. “A expectativa é de que a liberação seja realizada ainda hoje para que a distribuição seja feita em até 48 horas”, afirmou o ministério, no comunicado divulgado à imprensa hoje, depois das críticas feitas por Doria.

O governador de São Paulo reclamou da demora do governo federal para liberar o imunizante doado pelos Estados Unidos. O Estado deve receber 678 mil doses da vacina da Janssen. “O governo do Estado de São Paulo solicita ao Ministério da Saúde a imediata liberação de 3 milhões de doses da Janssen que estão estocadas no depósito do Ministério da Saúde desde 25 de junho. Falo em nome de todos os governadores”, disse Doria.

“[As vacinas] Foram doadas pelo governo norte-americano ao Brasil. Chegaram no aeroporto Internacional de Viracopos na sexta-feira e no sábado, dias 25 e 26 de junho. Estamos no dia 30 de junho e as vacinas ainda não foram distribuídas para o sistema nacional de imunização. Até dá a impressão de que o Ministério da Saúde não tem pressa. Mas nós temos”, disse o governador. “São três milhões de doses de vacina que deveriam estar no braço, mas estão estocadas no Ministério da Saúde”, criticou o tucano. “É muita vacina guardada na prateleira, quando essas vacinas deveriam estar no braço dos brasileiros”, repetiu Doria.

Em contraponto à demora do Ministério da Saúde, o governador citou que na noite de ontem o Instituto Butantan e o governo paulista receberam um milhão de doses da Coronavac enviadas pela biofarmacêutica chinesa Sinovac. O processo de aferição de qualidade das doses já começou e o Butantan deve enviar ainda hoje as doses para o Ministério da Saúde, para a distribuição no programa nacional de imunização. As doses devem ser aplicadas a partir de quinta-feira na população.

Além da doação das vacinas da Janssen pelos Estados Unidos, o Brasil já recebeu neste mês 1,8 milhão de doses da farmacêutica, por meio de um contrato feito pelo governo federal. Os lotes já entregues fazem parte do contrato que prevê a entrega de 38 milhões de doses da Janssen até dezembro. A vacina, de dose única, já começou a ser aplicada em cidades brasileiras. A capital paulista, por exemplo, recebeu 114 mil doses e iniciou a aplicação nesta semana.

Em São Paulo, 53% da população adulta já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 e 18% já receberam as duas doses.

Johnson & Johnson via AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis