Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, registrou o maior acumulado de chuvas do Brasil entre 9h desse domingo (19) e 9h desta segunda-feira (20). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 97mm na cidade. Para se ter uma ideia, o segundo município mais chuvoso foi Novo Repartimento, no Pará, com 57,6 milímetros.
Palmeira dos Índios, no Agreste, registrou o terceiro maior acumulado nacional e o segundo de Alagoas, com 55mm. Já a capital Maceió ficou em oitavo lugar no País e em terceiro no estado (28,4mm).
Após as fortes chuvas que caíram em Alagoas no fim de semana, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/AL) segue monitorando a região, considerando que o solo permanece encharcado e o nível dos rios continuam elevados. Diante disso, qualquer chuva que cair, por mais fraca que seja a intensidade, pode provocar sérios danos.
De acordo com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), há a possibilidade de voltar a chover fraco nesta segunda (20), seguindo até a terça (21), nas regiões ambientais do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió) e Zona da Mata.
Há risco de alagamentos no Litoral e Zona da Mata, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco de deslizamentos em áreas de encosta.
Nas demais regiões do Estado de Alagoas, também há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
Apesar dos rios situados no Litoral e na Zona da Mata estarem com o nível de água elevados, a tendência é que haja uma estabilização.