Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Alagoas

Robauto: operação cumpre mandados contra envolvidos em tráfico de entorpecentes e roubo de veículos


A Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica (SSP), o Ministério PĂșblico do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) coordenaram, nesta quinta-feira (20), uma operação integrada das PolĂ­cias Civil e Militar com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas (Orcrim) envolvidas com o trĂĄfico de drogas e o roubo de veĂ­culos que atuam na capital alagoana e alguns municĂ­pios do interior.

Denominada de Operação Robauto, a ação cumpre 36 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ÂȘ Vara Criminal da Capital. As apurações, que começaram pelo Gaeco com a colaboração do Batalhão de Rondas Ostensivas TĂĄticas Motorizadas (Rotam), após a instauração de um procedimento investigatório criminal (PIC), e pela Deic em parceria com o Batalhão de Guardas (BPGd), duraram cerca de 10 meses.

Nesse perĂ­odo, o Ministério PĂșblico e a Deic conseguiram mapear o comércio ilegal de drogas em alguns bairros de Maceió, especialmente na parte alta da cidade. Em parte deles, inclusive, a Orcrim passou a ocupar determinadas comunidades, aterrorizando os moradores dessas regiões. A outra investigação diz respeito a uma grande organização criminosa que atua em roubos e desmanche de veĂ­culos.

O trabalho investigativo teve inĂ­cio pelo conjunto residencial AprĂ­gio Vilela, localizado no bairro Benedito Bentes, contudo, ao longo da apuração, ela se expandiu para outros localidades de Maceió, além dos municĂ­pios de Ouro Branco, Arapiraca e Penedo.

Ocupação

Com base no trabalho de inteligĂȘncia realizado, as forças de segurança também realizarão a ocupação do conjunto AprĂ­gio Vilela e da Grota da Alegria, ambos no Benedito Bentes. A ação de aproximação tem como objetivo garantir à população que reside nessas localidades maior segurança, além de potencializar o trabalho ostensivo no bairro, contribuindo, assim, para a redução dos Ă­ndices criminais naquela região.

Até o momento, 18 pessoas foram presas. Duas prisões ocorreram na cidade de Ouro Branco e as demais em Maceió.

Todos os presos e material apreendido serão encaminhados para a sede da Deic, no bairro da Santa Amélia, para a confecção dos procedimentos cabĂ­veis.

Participaram da operação policiais civis do Tigre, da operação Asfixia, e da Deic, além de policiais militares do Batalhão de Guardas (BPGd), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas TĂĄticas Motorizadas (Rotam), Batalhão de Trânsito (BPTran), do 5Âș e 7Âș Batalhões, e do Grupamento Aéreo.

A população tem sido grande parceira do Ministério PĂșblico e da Segurança PĂșblica e pode continuar contribuindo de forma gratuita e anônima com informações sobre crimes como homicĂ­dio, trĂĄfico e roubos, ligando para o Disque DenĂșncia 181.

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!