Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

PM de Alagoas inicia mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Imagem de destaque da notícia

Na manhã desta segunda-feira (10), a Polícia Militar de Alagoas, por meio de sua Diretoria de Ensino (DE), iniciou a edição 2021 do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). A aula inaugural foi realizada no auditório José Rubens de Freitas Goulart, que fica localizado na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt.

A turma é composta por 31 capitães que integram os quadros de Combatente (QOC), Administrativo (QOA) e Especialista (QOE) da PM-AL, que poderão se juntar a outros oficiais oriundos de instituições coirmãs como informou o diretor de Ensino, coronel Marcos Sampaio. "Ainda estamos com vagas abertas para outras polícias militares e já estamos aguardando alguns processos serem concluídos para o ingresso desses alunos no curso", afirmou.

O CAO é um dos requisitos legais que possibilita que os oficiais venham a ser promovidos e subir de carreira, a começar com o posto superior de major. Os oficiais alagoanos foram indicados para o curso seguindo a ordem de antiguidade após passarem por um processo seletivo composto pela inspeção de saúde e teste de aptidão física. O curso seguirá até o mês de novembro com uma carga horária de 760 horas/aula.

O Curso visa um aprimoramento técnico-profissional, com disciplinas voltadas, principalmente, para as áreas jurídicas e administrativas, despertando a importância do fator humano no contexto organizacional, aprimorando o perfil necessário exigido na execução das atividades policiais, identificando e caracterizando a importância dos aspectos legais e administrativos no contexto organizacional. Em virtude da pandemia, as metodologias de ensino adequadas ao desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos da malha curricular serão disciplinadas através de sala de aula virtual, reproduzindo o cenário de discussão e produção acadêmica necessárias.

Essa é a segunda turma da Corporação que contará com aulas semipresenciais. Em outubro do ano passado, a PM deu um passo importante e histórico com a abertura do CAO contendo boa parte das instruções ministradas por videoconferência, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Durante a aula inaugural, que foi ministrada pelo major Patrick Alessandro Madeiro de Oliveira, o comandante-geral da PM, enalteceu a importância do curso para a vida profissional do oficialato.

"Nós temos um caminho aqui muito bem estruturado pela Diretoria de Ensino e estamos fortalecendo e concretizando aquilo que queremos de bom para a Corporação. O CAO faz parte do momento de transição para subir na carreira para cargos de gestão dentro da Instituição. As disciplinas motivarão um olhar mais crítico e construtivo do que pode ser feito dentro da PM. Os senhores serão os futuros comandantes e precisam estar ainda mais aptos para poder saber liderar a tropa com bastante estratégica. Desejo a todos muito sucesso, paz, luz e convicção de que temos que elevar cada vez mais o nome da Corporação", disse o coronel Bittencourt.

E foi justamente sobre gestão estratégica que o major Patrick, do Grupamento Aéreo, explanou durante o pontapé inicial. De acordo com o oficial, é preciso que o gestor monitore e planeje para conseguir alcançar os objetivos. Ele falou também sobre formulação, implementação, avaliação e controle das estratégias adotadas, além do comportamento da liderança organizacional dentro da gestão.

O evento contou com os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19. A turma foi representada apenas por dez militares. Também participaram da aula inaugural os comandantes da APMSAM e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), coronel Neyvaldo Amorim e tenente-coronel Thayronilson Amorim, respectivamente. O subcomandante da APM, tenente-coronel Lima Neto, e o diretor-geral do Colégio Tiradentes (CPM), major Vailton Ursulino, também estiveram presentes.

Na reta final do Curso, os oficiais-alunos irão fazer a defesa oral de seus Trabalhos de Conclusão (TCC). Os trabalhos serão desenvolvidos dentro das linhas de abordagem e temáticas definidas no Plano de Curso. Cada estudo a ser produzido será submetido a uma banca examinadora coordenada pela DE.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis