Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Ato pede tombamento de quartel que foi centro de tortura na ditadura

Baixar Tocar Neste sábado (11), no Rio de Janeiro, ocorreu um ato que pedia o tombamento do quartel da Polícia do Exército, onde presos políticos foram torturados e mortos pela ditadura militar.

Imagem de destaque da notícia

Baixar

Neste sábado (11), no Rio de Janeiro, ocorreu um ato que pedia o tombamento do quartel da Polícia do Exército, onde presos políticos foram torturados e mortos pela ditadura militar.

A Associação Brasileira de Imprensa, o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro e a ONG Rio de Paz realizaram o ato público em frente ao Batalhão, na capital fluminense.

Segundo a Associação, a ideia é que, após o tombamento, seja instalado um centro de memória e resistência contra os regimes de exceção, a exemplo do Memorial da Resistência de São Paulo, que funciona desde 2009 no prédio do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social.

Também participaram do ato ex-presos políticos que conseguiram sobreviver após ficarem detidos no prédio durante a Ditadura Militar brasileira, como o jornalista Álvaro Caldas e a cineasta Lúcia Murat, além de parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil. O ex-deputado Rubens Paiva, que hoje possui um busto em frente ao Batalhão e outros 52 mortos ou desaparecidos por ação direta dos agentes do DOI-Codi, o Destacamento de Operações de Informação-Centro de Operações de Defesa Interna, foram lembrados durante o ato, em faixas, fotos e cartazes, com a presença de familiares das vítimas.

O DOI-Codi funcionou entre os anos de 1970 e 1979 dentro do 1º Batalhão de Polícia do Exército, onde segundo relatório da Comissão Estadual da Verdade vários presos foram torturados e mortos. A prisão e morte de Rubens Paiva, que chegou a ser detido no batalhão, é retratada pelo filme Ainda Estou Aqui, que está em cartaz nos cinemas, e representa o Brasil numa possível indicação para Oscar de melhor filme de língua estrangeira deste ano.

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Direitos Humanos `Proposta é transformar o lugar em memorial da resistência São Luís 11/01/2025 - 17:00 Sayonara Moreno/ Eliane Gonçalves Madson Euler Ditadura Militar quartel da Polícia do Exército Tombamento Tortura presos políticos sábado, 11 Janeiro, 2025 - 17:00 1:58

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis