Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Bancadas começam a definir senadores que vão compor CPI da Covid no Senado

Imagem de destaque da notícia
Como são apenas onze vagas, alguns blocos terão uma única cadeira na comissão A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, prevista para ocorrer nesta terça-feira, fez os partidos se movimentarem para definir seus representantes no colegiado. Como são apenas onze vagas, alguns blocos terão uma única cadeira na comissão. Este é o caso do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, formado por PT e PROS. O representante titular da bancada na CPI será o senador Humberto Costa (PT-PE).

À tarde, o PSDB também se reunirá para escolher seus indicados. Os tucanos fazem parte de um bloco com Podemos e PSL, que deve ter um total de três assentos na CPI. O nome mais cotado entre os tucanos é o do senador Tasso Jereissati (CE), que tem sido um dos parlamentares mais críticos ao governo no enfrentamento da pandemia.

Andre Coelho/Valor

Outros nomes do PSDB também estão no páreo como Mara Gabrilli (SP) e Rodrigo Cunha (AL) - ambos têm postura crítica ao Palácio do Planalto. O nome mais próximo do governo na bancada é o do senador Roberto Rocha (MA). Rocha busca se credenciar para representar o bolsonarismo na disputa pelo governo do Maranhão em 2022 e, por isso, pode ser deixado de fora da CPI.

O Valor apurou que o alinhamento entre Rocha e o Palácio do Planalto já irritou dirigentes tucanos. Por conta disso, o senador estaria cogitando trocar o PSDB pelo PP, partido controlado por Ciro Nogueira (PP-PI) e que integra a base aliada.

Como faz parte do mesmo bloco que o PSDB, o Podemos também deve reunir sua bancada nesta terça. Um dos nomes que pode representador o partido é o senador Eduardo Girão (CE), que também tem apresentado um discurso mais governista. O parlamentar do Ceará chegou a apresentar um requerimento para a criação de outra CPI para investigar também Estados e municípios, como deseja o presidente Jair Bolsonaro.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis