Uma troca de partidos deve agitar os bastidores da política alagoana antes do recesso de fim ano. De acordo com uma matéria publicada pela jornalista Malu Gaspar, do O Globo, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), deve trocar o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo Partido Social Democrático (PSD), que é presidido por Gilberto Kassab. A informação foi publicada pelo jornal nesta segunda-feira (9).
Segundo a jornalista, JHC passaria a integrar a base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Além de estar de "olho" em verbas federais, a indicação de Maria Marluce Caldas Bezerra, tia de JHC, a uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) também estaria em jogo.
A decisão teria sido tomada por JHC durante uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e do Recife, João Campos (PSB). O encontro aconteceu nesse último fim de semana, na capital fluminense.
Ainda de acordo com O Globo, a "cartada" de JHC seria para tentar sanar dois problemas: o primeiro deles seria de natureza orçamentária e o segundo seria a indicação da própria tia para uma das vagas abertas no STJ.
Com relação ao problema de natureza orçamentária, o prefeito reeleito por Maceió, mesmo tendo feito campanha para Jair Bolsonaro em 2022, teria melhores condições de receber verbas do governo Lula ao integrar a base do atual presidente.
Sobre a indicação de Maria Marluce Caldas Bezerra, que é procuradora do Ministério Público de Alagoas, para o STJ, atualmente ela figura na lista tríplice para a vaga reservada a representante do Ministério Público. A indicação teria ganhado o apoio do ministro alagoano Humberto Martins.
Até o momento, o prefeito de Maceió ainda não se posicionou sobre a possível mudança de partido.