A cerimônia de retotalização de votos do município de Anadia, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 09, alterou o número de candidatos eleitos no pleito de 2024, de 11 para nove. Com a decisão as candidatas Daniela Freire e Maura do Baiú, anteriormente eleitas, não poderão assumir os cargos. Elas foram classificadas como primeiras suplentes.
O trâmite aconteceu no cartório da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, sendo realizado pela 76ª Junta Eleitoral. O edital de convocação pedia que representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos e das federações que concorreram nas eleições estivessem presentes.
Após a conclusão dos trâmites estão eleitos por Anadia os vereadores:
- Luiz Fellipy Santos Gomes, o Fellype Do Zé Luiz (PSB), com 1.035 votos (eleito por quociente partidário)
- José Milton Maciel dos Santos, o Milton Da Laranjeira (PP), com 863 votos (eleito por quociente partidário)
- Raymi Palmeira Barros Barreto Teixeira (PP), com 806 votos (eleito por quociente partidário)
- Maria Yonara Pedrosa Fidelis, a Nara Pedrosa (PP), com 768 votos (eleita por quociente partidário)
- Nayara Santos Teixeira, (PP), com 745 votos (eleita por quociente partidário)
- Gidelvan Coutinho do Nascimento, o Gidel Aprígio (PP), com 737 votos (eleito por quociente partidário)
- Carlos Alberto dos Santos (PP), com 688 votos (eleito por quociente partidário)
- José Jorge dos Santos, o Jorge Papão (PP), com 667 votos (eleito por média)
- Pedro Victor Santos Dâmaso (PSB), com 575 votos (eleito por quociente partidário)
Entenda o caso
O imbróglio teria começado com um ofício enviado pela Justiça Eleitoral à Câmara Municipal de Anadia solicitando que fosse informado o número de vagas que seria disponibilizado nas eleições municipais de 2024. A Câmara respondeu com outro ofício, informando que atualmente é composta por 11 vereadores. A partir daí, as eleições aconteceram com base neste número, e assim, o resultado final divulgado após o pleito do dia 6 de outubro contou com 11 vereadores eleitos em Anadia.
Contudo, a própria Câmara Municipal questionou se o resultado não estaria errado, já que desde o último censo do IBGE a população da cidade havia sido reduzida, o que também impactaria o número de vereadores, que deveria ser nove a partir de então.
A Justiça Eleitoral chegou a marcar um reprocessamento da totalização dos votos para o dia 17 de Outubro, mas os advogados das duas vereadoras eleitas que seriam prejudicadas já haviam entrado com recurso e acrescentaram um mandado de segurança, conseguindo uma decisão liminar suspendendo o reprocessamento até julgamento do recurso.
O reprocessamento da totalização dos votos foi remarcado pela 76ª Junta Eleitoral e aconteceu na tarde de hoje, 09, no cartório da 48ª Zona Eleitoral, localizado na Rua Ladislau Coimbra, nº 128, em Boca da Mata.