Informações veiculadas pelo Blog do Lauro Jardim, do O Globo, afirmam que o prefeito maceioense JHC (PL) vai se reunir com o presidente Lula (PT) nos próximos dias, no Palácio do Planalto, para tentar angariar a vaga de ministra da corte do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a tia, Marluce Caldas.
De acordo com o blog, o atual prefeito de Maceió foi ao encontro "em nome da tia". Não é novidade para a imprensa alagoana que Marluce compõe a lista tríplice de indicados do STJ, mas a escolha está nas mãos do atual presidente, que pode escolher um dos três nomes enviados para sua indicação.
Dessa forma, o atual prefeito de Maceió vem trabalhando de forma engajada em Brasília para que a irmã de seu pai, João Caldas, seja a indicada.
Intenções vão além do que parece
Os esforços, porém, objetivam algo a mais. O que o recém-reeleito prefeito almeja de fato é fechar um acordo com Lula para as eleições de 2026.
"O prefeito pretende disputar o governo de Alagoas tendo em sua chapa: Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) como candidatos ao Senado", afirma o blog.
A aliança com antigos desafetos não seria algo inédito para a JHC, já que em 2020, por exemplo, ele enfrentou Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino Filho, mas ambos tiveram participação na atual gestão do prefeito depois que ele conseguiu costurar uma aliança com Arthur Lira, atualmente presidente da Câmara.
Vale ressaltar também que em 2022, JHC chegou a fechar um acordo com o grupo de Renan, mas acabou voltando atrás assim que se encerraram as convenções e após uma longa conversa com Rodrigo Cunha (Podemos), que era candidato a governador naquele momento.
Neste ano, Rodrigo Cunha terminou virando seu candidato a vice-prefeito – movimento esse que abre vaga para a mãe de João Henrique Caldas, Eudócia Caldas (PL), ficar mais dois anos ocupando a cadeira no Senado.
Veja o que diz o Blog do Lauro Jardim:
A conversa de Lula com JHC, prefeito de Maceió, em encontro sobre articulações eleitorais para 2026
Lula vai receber nos próximos dias o prefeito de Maceió, JHC, no Palácio do Planalto. Mais que buscar apoio para sua tia, Marluce Caldas, que concorre a uma cadeira no STJ, o alagoano costura um acordo com o presidente para 2026.
O prefeito pretende disputar o governo de Alagoas tendo em sua chapa: Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB) como candidatos ao Senado.
Opositores, os dois fariam uma dobradinha, além do pacto de não-agressão que já vigora desde as eleições municipais.
A avaliação é que o acordo aumentaria as chances de os dois se elegerem senadores em 2026.