Este sábado marca o fim do G20 Social, extensão da cúpula do G20 com debates da sociedade civil. Em três dias de evento, foram tratadas questões relacionadas às mudanças climáticas, fome e pobreza.
No encerramento, será entregue o documento final das discussões aos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cyril Ramaphosa, da África do Sul, que vai assumir a presidência do G20 no ano que vem.
No último dia da cúpula social, vão acontecer duas atividades especiais no Museu do Amanhã, no centro da capital fluminense. As ações são promovidas pelo Oceans20, o novo grupo de engajamento com a sociedade civil, e a Internacional Progressista, organização que une ativistas ao redor do mundo.
O objetivo do G20 Social foi garantir espaço para as lutas e reivindicações dos movimentos não-governamentais dos países que compõem a cúpula. E trouxe como lema "Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável".
Esta foi a primeira cúpula social da história do G20 e promoveu mais de 270 atividades, reunindo, pelas estimativas, público acima de 50 mil pessoas.
Também é hora de dizer adeus ao Festival Aliança Global Contra Fome e a Pobreza, que promoveu shows gratuitos nos últimos três dias para celebrar a cultura brasileira. O encerramento acontece às 17h, na Praça Mauá, e promete agitar o centro da cidade com apresentações de artistas como Alceu Valença, Fafá de Belém, e Ney Matogrosso.
*Com supervisão de Vitória Elizabeth
Política Rio de Janeiro 16/11/2024 - 08:08 Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki Caio Azevedo* - Estagiário da Rádio Nacional G20 Social G20 Rio de Janeiro Lula sábado, 16 Novembro, 2024 - 08:08 1:36Fonte: Agência Brasil