Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Ceará lança painel dinâmico com dados sobre racismo no estado

Baixar Tocar De janeiro até outubro foram registrados 304 crimes de discriminação racial em todo o estado do Ceará, uma tendência que pode bater a marca de ocorrências do ano passado.

Imagem de destaque da notícia

Baixar

De janeiro até outubro foram registrados 304 crimes de discriminação racial em todo o estado do Ceará, uma tendência que pode bater a marca de ocorrências do ano passado. A maioria das vítimas são mulheres, têm entre 30 e 35 anos e as quartas-feiras são os dias da semana com mais notificações.

Esses e outros dados, bem detalhados, estão, a partir de agora, disponíveis para qualquer cidadão que queira saber sobre os registros relacionados ao preconceito por raça e cor nos últimos anos, no Ceará, de forma organizada e simples. É que a Supesp, Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, lançou nessa quinta-feira (7) um painel com atualização online, reunindo e monitorando os casos de discriminação racial em todo o estado.

O Painel Dinâmico detalha os casos separados por capital, região metropolitana de Fortaleza, interior Norte, interior Sul ou por cada município cearense. Além disso, é possível acompanhar o percentual de discriminação por faixa etária, gênero e raça.

Os dados são públicos e atualizados com base nos registros do Sistema de Informações Policiais, utilizado atualmente pela Polícia Civil, para o preenchimento de ocorrências. A ideia será substituir a plataforma, em breve, para cruzar dados sobre inquéritos policiais e outros levantamentos da Segurança Pública.

O Painel está disponível nos sites da Supesp e da Secretaria da Segurança do Ceará e faz parte de uma programação referente ao mês da Consciência Negra, explica Zelma Madeira, responsável pela recém-criada Secretaria de Igualdade Racial.

Em outra iniciativa, nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça também lançou um painel para acompanhamento de processos sobre crimes de racismo em todo o país. São mais de 11 mil processos em tramitação.

© José Cruz/Agência Brasil

Geral Neste ano, 304 crimes de discriminação racial já foram registrados São Luís Jornalista é vítima de injúria racial em farmácia de Santos (SP) CNJ lança painel de acompanhamento de processos sobre racismo Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos 08/11/2024 - 14:50 Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional Racismo Ceará sexta-feira, 8 Novembro, 2024 - 14:50 2:21

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis