A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMS), está fortalecendo a segurança pública com um sistema de videomonitoramento 24h moderno e eficiente, que já conta com mais de 2 mil câmeras em escolas e no trânsito, além de 10 totens espalhados pela cidade. Esses recursos estão trazendo resultados concretos para a segurança dos moradores.
Na última semana, o totem de videomonitoramento do Benedito Bentes ajudou a identificar um homem que furtava fios de espaços públicos na região. Em outro caso, as câmeras das escolas municipais foram essenciais para esclarecer o caso envolvendo o menino Anthony, envenenado pelo próprio pai.
As imagens em tempo real, monitoradas pela Central Integrada de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCM), utilizam avançados softwares de inteligência artificial, permitindo que os agentes identifiquem e ajam de forma mais rápida e eficiente contra a criminalidade na capital. Além disso, novos investimentos estão sendo feitos para estender o monitoramento a terminais, pontos de ônibus e dentro coletivos.