Mais crianças na escola, mais investimentos na saúde física e mental de meninos e meninas, promoção de hábitos de higiene e acesso a água limpa. Essas são algumas das conquistas dos 923 municípios do Norte e do Nordeste do Brasil que conseguiram alcançar os resultados propostos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), obtendo o Selo Unicef.
A iniciativa, destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do país para a melhoria das políticas públicas voltadas à população, também avaliou medidas de proteção de crianças e adolescentes contra a violência e a garantia de ações sociais para famílias vulneráveis, especialmente aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Para Mário Volpi, coordenador nacional do Selo Unicef, uma área importante de atuação dos municípios e que merece destaque é a prevenção da violência. "Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade", ressalta Volpi.
As cidades contempladas ficaram acima da média nacional em diferentes áreas, com destaque para índices de vacinação e programas de educação. No caso específico da aplicação de vacinas, enquanto no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral aumentaram 2,6%, nos municípios certificados pelo Selo Unicef houve um aumento de quase 18%.
O abandono escolar também caiu nesses municípios em comparação à média nacional. De 2019 a 2023, a evasão de alunos no país despencou 38%; nos 923 municípios certificados, essa queda alcançou 47%.
Direitos Humanos 923 cidades superaram média nacional em educação e saúde da infância Rio de Janeiro (RJ) 06/11/2024 - 11:00 Vitória Elizabeth / L Pedrosa Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional selo Unicef quarta-feira, 6 Novembro, 2024 - 11:00 3:16Fonte: Agência Brasil