Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

DIA DE FINADOS

Cemitérios de Maceió devem receber 70 mil visitantes neste sábado

Missas, bênçãos e apresentações musicais marcam as homenagens deste 2 de novembro na capital

Setenta mil pessoas devem visitar seus entes queridos nos cemitérios de Maceió. Arquivo Gazetaweb
Setenta mil pessoas devem visitar seus entes queridos nos cemitérios de Maceió. Arquivo Gazetaweb

Neste sábado (2), Dia de Finados, Maceió espera receber cerca de 70 mil visitantes em seus cemitérios públicos e particulares. Os locais estarão abertos das 8h às 17h para que familiares e amigos possam prestar homenagens a seus entes queridos. Dentre os cemitérios públicos da cidade, destacam-se os oito principais: Santo Antônio (Bebedouro), São José (Trapiche da Barra), Nossa Senhora da Piedade (Prado), Nossa Senhora Mãe do Povo (Pajuçara), Divina Pastora (Rio Novo), Santa Luzia (Riacho Doce), Nossa Senhora do Ó (Ipioca) e São Luiz (Santa Amélia).

ATIVIDADES RELIGIOSAS E PREPARAÇÃO DO ESPAÇO

Os cemitérios São José, São Luiz e Nossa Senhora da Piedade terão missas, cultos e bênçãos ao longo do dia, além de atendimentos espirituais. O arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, celebrará a missa no cemitério São José, enquanto o São Luiz contará com a bênção dos túmulos seguida pela recitação do Santo Terço e da Via Sacra. Para maior comodidade, serão disponibilizadas tendas e cadeiras, além da distribuição de rosas em homenagem aos falecidos.

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizou serviços de capinação, limpeza, conserto de calçadas e pintura nas fachadas dos cemitérios, deixando-os preparados para o Dia de Finados. Além disso, equipes de limpeza e segurança foram reforçadas para garantir um ambiente acolhedor.

COMÉRCIO NO LOCAL

Ambulantes que irão comercializar flores, velas, alimentos e outros itens dentro dos cemitérios de Maceió precisaram se cadastrar previamente junto à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Convívio Social (Semscs). Um total de 137 ambulantes foram cadastrados, dos quais 55 receberam alvarás de funcionamento. O comércio será monitorado para garantir que apenas os produtos permitidos sejam vendidos e que a circulação dos visitantes não seja prejudicada por isso.

TRADIÇÃO

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, foi oficializado no século 10 e representa um momento de reflexão para fiéis que recordam e oram pelas almas de seus entes queridos, renovando a fé na ressurreição. O arcebispo Dom Beto Breis diz que a data deve ser celebrada com esperança e alegria. "A palavra "finado" é inoportuna, pois cremos na vida eterna. O rio não morre ao encontrar o mar; ele se torna infinito. Assim somos nós, com a esperança de um dia nos encontrarmos com Deus".

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis