Um dos seis pacientes infectados por HIV depois de transplante de órgão contaminado no Rio de Janeiro foi internado neste domingo (20). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ele acionou a linha de emergência exclusiva para atendimento aos transplantados infectados com vírus causador da aids. O paciente foi encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.
Ainda de acordo com a Secretaria, além do atendimento emergencial, o protocolo também inclui acompanhamentos ambulatorial e psicológico, inclusive para os familiares.
Uma junta de especialistas foi montada e estará à disposição permanente dos médicos que já acompanhavam esses transplantados, para discussões e aconselhamento técnico.
O exame laboratorial que resultou no laudo errado e na consequente liberação dos órgãos infectados para transplante foi feito no laboratório PCS Saleme, que está interditado e sob investigação.
Ainda sobre esse caso, o Hemorio, instituto de hematologia do estado, afirmou que não foi confirmada nenhuma infecção por HIV nas análises preliminares da contraprova das amostras de sangue dos 286 doadores de órgãos testadas pelo PCS Saleme.
No entanto, o Hemorio diz em nota que, considerando a enorme relevância do caso e o rigor que o processo exige, decidiu fazer nova bateria de testes com cada uma das amostras para que não haja dúvidas. Os laudos definitivos serão emitidos ao final desta segunda sessão de exames.
Saúde Paciente acionou a linha de emergência exclusiva para o caso Rio de Janeiro 21/10/2024 - 14:43 Vitoria Elizabeth / Fran de Paula Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional Transplante com HIV Transplante de Órgãos segunda-feira, 21 Outubro, 2024 - 14:43 1:33
Fonte: Agência Brasil