Chegou em São Paulo, neste sábado (19/10), o sexto voo de resgate de brasileiros que deixaram o Líbano, em meio aos ataques de Israel contra o país. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 7h15. A bordo, 212 passageiros, incluindo 14 crianças de colo, e um gato.
Com a chegada deste voo, agora a Operação Raízes do Cedro, de repatriação de brasileiros do Líbano, soma mais de 1.300 pessoas e 15 animais resgatados. O primeiro voo da operação chegou ao Brasil, também na Base Aérea de Guarulhos, no domingo 6 de outubro. Na ocasião, o presidente Lula esteve no local, onde recebeu os repatriados.
Após o desembarque, já no Brasil, todos recebem atendimento de profissionais de diversas áreas, incluindo agentes do Ministério da Saúde, da Receita Federal e da Polícia Federal. A prioridade da Operação Raízes do Cedro é trazer mulheres, crianças, idosos e brasileiros que estejam visitando o Líbano, que não são residentes.
O governo do Brasil segue em contato com brasileiros e familiares no Líbano, que tenham interesse de deixar o país, devido aos conflitos. No entanto, a recomendação é que, quem tiver condições, deixe o Líbano por conta própria. E sempre siga todas as medidas de segurança recomendadas.
Fonte: Agência Brasil