A violência contra indígenas no oeste do Paraná, por causa de disputa por terras, continuou na manhã desta quinta-feira (17), em Guaíra, com ataque de tratores e caminhões, de acordo com a Comissão Guarani Yvyrupa.
Segundo o relato, um caminhão e quatro tratores carregados de funcionários de fazenda invadiram a comunidade Yvyju Avary. Uma das lideranças Avá-Guarani foi agredida a pauladas. Outra foi atropelada por uma caminhonete e levada para o hospital. Fotos e vídeos compartilhados com a reportagem mostram o momento do ataque.
A Comissão informou que a área está em processo de conciliação. Um dos fazendeiros aceitou avaliar a venda da propriedade para regularização, mas o outro se nega.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que um dos indígenas feridos já foi ouvido pela Polícia Federal (PF). Segundo a nota, o conflito foi controlado e as forças federais permanecem na região.
A Força Nacional atua na mediação de conflitos entre indígenas e fazendeiros, nas patrulhas ostensivas e atividades de apoio à Polícia Civil do Paraná.
Os indígenas fazem ações de retomadas no território Guasu Guavirá. A área já tem o reconhecimento da Funai, mas o processo de demarcação está parado na Justiça.
Os Avá-Guarani reivindicam terras desde que foram expulsos para a construção da usina de Itaipu. Já os proprietários negam que os indígenas tenham esse direito.
Direitos Humanos Ministério da Justiça afirma que PF já ouviu uma das vítimas Brasília 17/10/2024 - 17:01 Bianca Paiva/ Sumaia Villela Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Avá-Guarani paraná conflito agrário terras indígenas quinta-feira, 17 Outubro, 2024 - 17:01 1:25
Fonte: Agência Brasil