Após o registro de dois casos de violência contra pessoas idosas supostamente cometidos pelos próprios filhos, ocorridos nesta segunda (14) e terça-feira (15), a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) informou que irá oficiar as autoridades competentes dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro para que providências sejam adotadas.
A assessoria de Comunicação da OAB informou que de acordo com o presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Gilberto Irineu, muitos são os registros de violência contra pessoas idosas que chegam à instituição semanalmente, cerca de 9 casos.
"Infelizmente, essas situações se tornaram corriqueiras. São denúncias de vários tipos de violência que chegam até nós. Importante destacar que não se trata somente de violência física, mas de outras situações também, como a violência psicológica", pontua Irineu.
Nos dois casos registrados neste início de semana, referentes a violência física praticada pelos respectivos filhos das vítimas, a OAB Alagoas oficiou o delegado geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, para que ele tome ciência dos fatos e encaminhe para os delegados que serão responsáveis pela instauração dos procedimentos investigativos, apuração e encaminhamento à Justiça.
Ofícios também foram encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Conselho Estadual da Pessoa Idosa para que também acompanhem os casos em questão. Nessas duas situações mais recentes, em que as mães foram as vítimas, os agressores foram presos.
"A OAB estará atenta à apuração dos fatos para que a violência praticada contra essas idosas não fique impune. Oficiamos as autoridades e estaremos acompanhando o desenrolar dos fatos", conclui.