Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CONFIABILIDADE

TRE/AL realiza teste de integridade das urnas eletrônicas em Maceió

Equipamentos foram sorteados nesse sábado e têm o grau de confiabilidade conferido neste domingo


Urnas eletrônicas passam pelo teste de integridade na sede da OAB/AL. Anna Cláudia Almeida

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deu início, na manhã deste domingo (6), ao teste de integridade e autenticidade das urnas eletrônicas. Os equipamentos foram levados para a sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), no bairro de Jacarecica, para serem submetidos ao procedimento que afere o grau de confiança do sistema.

O juiz eleitoral Rafael Casado, responsável pela auditoria das urnas, conta que o teste de integridade é importante não só para os eleitores, que depositam o voto nelas, mas também para os candidatos. "A auditoria que nós fazemos no dia da eleição é um trabalho de verificação da integridade das urnas e dos sistemas eleitorais. É importante para assegurarmos aos cidadãos e aos candidatos o pleno funcionamento das urnas eletrônicas. São a garantia da democracia no nosso país", afirma.

O procurador-regional eleitoral substituto, Antônio Henrique Cadete, conta que o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) tem acompanhado o teste de integridade desde a criação da urna eletrônica e que, desde então, nenhum tipo de falha ou equívoco foi encontrado. "A importância do MP Eleitoral acompanhar esse teste é para dar mais elementos de que as urnas são confiáveis e que o voto depositado nelas também", afirma.

Equipamentos eletrônicos foram levados à sede da OAB/AL para serem submetidos ao teste. Anna Cláudia Almeida

O teste é uma simulação da votação, na qual algumas pessoas se passam por eleitores e depositam seus votos nas urnas. Em seguida, é verificado se o voto depositado condiz com o voto apurado, confirmando assim que o equipamento eletrônico é confiável e seguro. A previsão é que o teste seja concluído junto com as eleições, às 17 horas.

O Observatório Eleitoral da OAB/AL, que é presidido pela advogada Sandra Gomes, fez o acompanhamento da votação paralela. A presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Jurídica e Proteção de Dados da OAB/AL, Nathália Peixoto, também marcou presença e acompanhou o início dos trabalhos.

O sorteio das urnas que seriam submetidas ao teste aconteceu nesse sábado, na sede do TRE/AL. Além da OAB, o Centro Universitário de Maceió (Unima/Afya) também recebeu equipamentos que passaram pelo teste.

Integridade das urnas eletrônicas é testada em Maceió. Anna Cláudia Almeida

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!