Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

AÇÕES OSTENSIVAS

PM de Alagoas apreende e resgata cerca de 6 mil animais silvestres em 2024

Segundo o BPA, em 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais

Polícia Militar destaca a apreensão e resgate de seis mil animais silvestres em 2024. Assessoria
Polícia Militar destaca a apreensão e resgate de seis mil animais silvestres em 2024. Assessoria

De janeiro a agosto de 2024, a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) já apreendeu 4.361 animais silvestres e resgatou outros 1.620. Em 4 de outubro, é celebrado o Dia Mundial dos Animais, e a corporação, reconhecendo a relevância disso para o equilíbrio ambiental, executa diversas ações por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

De acordo com o comandante do BPA, tenente-coronel Sidraiton Soares, o salvamento de animais silvestres traz benefícios significativos para a fauna em Alagoas, contribuindo também para a luta contra a extinção das espécies nativas. "O resgate é uma das principais atividades do BPA. Esses animais são recuperados, assistidos pelos órgãos competentes e, posteriormente, reintegrados à natureza", detalhou.

Crimes ambientais em números

Além das ocorrências envolvendo o resgate de animais silvestres, o BPA também trabalha na segurança das Áreas de Proteção Ambiental (APA) e no combate aos crimes ambientais, como a caça ilegal e a pesca pedratória.

Segundo a 2ª Seção do Estado Maior Geral da PM-AL, setor de Estatística e Análise Criminal, no primeiro semestre de 2024 a corporação registrou 625 casos de crimes ambientais. Os meses com maior percentual foram março e maio – cada um com 22,4% dos registros do primeiro semestre.

Quando analisado o período no qual as ações delituosas ocorrem, o horário da tarde é que apresenta maior incidência, sendo 48,34% dos casos. Já o dia da semana com maior número de registros é a quinta-feira, com 19,36%.

A Região Metropolitana de Maceió foi a área com maior número de ocorrências. Nos primeiros seis meses de 2024, a PM-AL atendeu 659 crimes ambientais na região. Já quando se trata da natureza desses delitos, o de cativeiro de animais silvestres é o primeiro em quantidade, com 379 registros.

Educação Ambiental

Além do trabalho de combate ao crime ambiental, o BPA também desenvolve um projeto de conscientização por todo o estado. Através do Núcleo de Educação Ambiental, o batalhão promove palestras, exposições e ações com o objetivo de instruir e educar crianças e adultos para despertar para a importância da preservação do meio ambiente.

De janeiro a agosto de 2024, o batalhão realizou 80 ações educativas em todo o estado. As atividades alcançaram aproximadamente 21.400 pessoas. "Partimos da premissa do conhecer para preservar. Nós não cuidamos do que não conhecemos, por isso quando ensinamos sobre o meio ambiente e o uso sustentável dos nossos recursos, levamos as pessoas a perceberem a relevância de um desenvolvimento em equilíbrio com a natureza e da sua proteção", destacou o sargento Anderson Góes, integrante do núcleo.

Outro trabalho desempenhado pela unidade é o de taxidermização dos animais encontrados mortos. Estas espécimes passam pelo procedimento para preservação da pele, no qual são retiradas as estruturas internas que poderiam decompor. Também conhecido como animais empalhados, eles servem tanto para cunho científico, quanto para educacional.

Nas visitas e palestras que o Núcleo de Educação do BPA realiza, os animais taxidermizados despertam a atenção e curiosidade de todos, além de ser uma boa ferramenta para conservar a memória da fauna nativa de Alagoas.

Dia Mundial dos Animais

A data foi escolhida em homenagem ao dia de São Francisco de Assis, que, na tradição cristã, é o santo padroeiro dos animais e da natureza. O Dia Mundial dos Animais foi estabelecido em 1931, quando órgãos de proteção à fauna e ecologistas pioneiros se reuniram em Florença, na Itália, e, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, definiram uma data específica para celebrar anualmente os direitos dos animais.

A criação da data foi um pedido do ativista alemão Heinrich Zimmermann, que, em 1925, idealizou e fez a proposição. Apesar disso, os direitos dos animais só foram reconhecidos em 1978, após a Organização das Nações Unidas (ONU) publicar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O documento trata sobre a defesa e proteção dos bichos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis