Uma corrida profissional de automóveis tomou conta das ruas do Rio de Janeiro em 19 de setembro de 1909. Organizado pelo Automóvel Club do Brasil, o Circuito de São Gonçalo desafiou os pilotos com um percurso de 72 quilômetros. Essa foi a segunda corrida oficial de automobilismo realizada no país e reuniu cerca de cinco mil pessoas nas arquibancadas.
Os campeonatos de velocidade já eram realizados na Europa desde a década de 1890. No Brasil, a primeira corrida foi realizada em São Paulo em julho de 1908. Carros e motocicletas largaram no Parque Antártica e passaram por Pinheiros, Freguesia do Ó, M'Boy Mirim, Itapecerica e o município de Santo Amaro, até retornar ao Parque Antártica.
Conhecido como Circuito de Itapecerica, o trajeto tinha algo em torno de 75 quilômetros e não teve registro de acidentes. O campeão foi o paulista Sílvio Penteado, pilotando seu Fiat de 40HP.
Inspirados nessa experiência paulista, o Automóvel Club do Brasil organizou uma corrida no Rio de Janeiro. O primeiro lugar escolhido foi o Alto da Boa Vista, mas o governo local proibiu a realização do evento. Sendo assim, a corrida passou para um município vizinho, São Gonçalo.
Para chegar ao local da corrida, os veículos foram transportados de balsa até Niterói e seguiam para a concentração no bairro Neves, em São Gonçalo. Várias autoridades compareceram para a largada.
Os percursos tinham 48 e 72 quilômetros de extensão, dependendo da potência do automóvel. O piloto Gastão Ferreira de Almeida chegou em primeiro lugar com um Berliet AK 14. O carro tinha sido preparado pelo co-piloto, o português Carlos Nunes Ferreira. Entre os prêmios, Gastão recebeu as taças Estado do Rio de Janeiro e Visconde de Moraes.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Paula de Castro
Apresentação: José Carlos Andrade
Edição Web: Marizete Cardoso
Fonte: Agência Brasil