Uma força-tarefa composta pela Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a 23ª Brigada de Infantaria de Selva está atuando em Bom Jesus do Tocantins, no estado do Pará, na terra indígena Mãe Maria, um dos locais mais afetados até o momento. O coronel Faustino, da 23ª Brigada, fala os detalhes sobre este apoio que o exército está realizando no transporte de pessoal e material, com abastecimento de cestos de água usados por helicópteros e rescaldo dos focos de incêndio.
"Contribui também com o emprego de tratores de esteira na realização de aceiros, evitando o alastramento das chamas. Como o Comando Militar do Norte está atuando? Por meio das unidades da 23ª Brigada de Infantaria, vem empregando os meios do 23º Batalhão Logístico de Selva, da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva e da 23ª Companhia de Comunicações de Selva."
Mais de um quilômetro de aceiros, transportados e distribuídos com 24 mil litros de água. Reconhecimentos em áreas de difícil acesso e fornecimento de combustível. Estas foram as principais contribuições da 23ª Brigada Militar, que reforçam a capacidade de resposta imediata da operação. O coronel Faustino relata que as equipes do Exército estão atuando incessantemente no combate aos incêndios, com a utilização de máquinas pesadas para suporte logístico, como o trator de esteira.
"Os números são duas máquinas pesadas, dois caminhões de cinco toneladas, um caminhão tanque d'água e uma viatura de reconhecimento com abastecimento para os equipamentos e viaturas. A situação atual na terra indígena Mãe Maria é de focos de incêndio dispersos, com ameaça às comunidades indígenas. Isso tem causado a principal preocupação, e o trabalho integrado da coordenadoria de defesa civil."
Este trabalho do Comando Militar do Norte tem a finalidade de prestar o apoio necessário às instituições nas esferas federal, estadual e municipal, utilizando militares treinados para atividades dessa natureza.
Fonte: Agência Brasil