As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vão funcionar em horário especial no feriado da próxima segunda-feira (16), quando é celebrada a Emancipação Política de Alagoas.
Em Maceió, as unidades localizadas no Trapiche da Barra e na Via Expressa irão funcionar das 7h às 17h. Já o Hemoal Arapiraca, no bairro Eldorado, receberá voluntários das 7h às 17h.
Para doar, de acordo com o Hemoal, a pessoa deve estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 quilos, além de portar um documento de identificação oficial e original com foto e comparecer ao posto de coleta usando máscara.
O voluntário menor de idade deve estar acompanhado dos responsáveis legais. As mulheres que estão grávidas ou amamentando não podem doar sangue.
Também não podem doar pessoas que colocaram piercing e fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação no período de um ano, contado a partir do dia do procedimento. O impedimento é definitido para quem teve hepatite, doença de Chagas, Aids e sífilis após os 11 anos.
Além disso, o voluntário não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, assim como deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos.