A Unidade AVC do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), na cidade de Arapiraca, completou três anos. O local conta com seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Enfermaria, com capacidade para atender 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. Desde a implantação, 1.207 usuários já foram atendidos.
Para celebrar a data, nessa terça-feira(10), profissionais da unidade realizaram um ciclo de palestras, no auditório do Sest Senat.
No Brasil, o AVC é a maior causa de mortes, enquanto é segunda no mundo. Alguns dos principais sintomas são: fraqueza de um lado do corpo, alteração ou perda de visão, dificuldade para falar, desvio de rima labial (sorriso torto) desequilíbrio e tontura.
Em agosto deste ano, o Programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim, concedeu o certificado WSO Angels Award Platinum Status para a unidade, atestando o alto poder de eficiência assistencial do serviço.
A diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, destacou que a unidade está escrevendo novas histórias para os pacientes.
"Três anos depois da implantação da Unidade de AVC, olhando como a estatística tem nomes e sobrenomes – são amores de alguém, retornaram para suas casas, para suas famílias, para o mercado de trabalho –, o coração fica cheio de orgulho. Os certificados internacionais colocam a Unidade em destaque mundial, em três anos apenas", finalizou ela.