Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

REFERÊNCIA

Unidade AVC do HEA atende mais de 1,2 mil pessoas em três anos

Local conta com seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Enfermaria

Dos 1.207 pacientes atendidos pela Unidade de AVC do HEA nos últimos três anos, a maioria residia em Arapiraca, seguida de Palmeira dos Índios e Penedo. Carla Cleto e Pedro Torres / Ascom Sesau
Dos 1.207 pacientes atendidos pela Unidade de AVC do HEA nos últimos três anos, a maioria residia em Arapiraca, seguida de Palmeira dos Índios e Penedo. Carla Cleto e Pedro Torres / Ascom Sesau

A Unidade AVC do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), na cidade de Arapiraca, completou três anos. O local conta com seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Enfermaria, com capacidade para atender 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. Desde a implantação, 1.207 usuários já foram atendidos.

Para celebrar a data, nessa terça-feira(10), profissionais da unidade realizaram um ciclo de palestras, no auditório do Sest Senat.

Segundo o coordenador de enfermagem da Unidade AVC, Evânio Silva, a maioria dos pacientes atendidos são das cidade de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo. "Até 50 anos, as mulheres são maioria como vítimas de AVC. A partir daí, os homens assumem o primeiro lugar na estatística. Além disso, o grupo de risco está entre 61 e 70 anos".

No Brasil, o AVC é a maior causa de mortes, enquanto é segunda no mundo. Alguns dos principais sintomas são: fraqueza de um lado do corpo, alteração ou perda de visão, dificuldade para falar, desvio de rima labial (sorriso torto) desequilíbrio e tontura.

Em agosto deste ano, o Programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim, concedeu o certificado WSO Angels Award Platinum Status para a unidade, atestando o alto poder de eficiência assistencial do serviço.

A diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, destacou que a unidade está escrevendo novas histórias para os pacientes.

"Três anos depois da implantação da Unidade de AVC, olhando como a estatística tem nomes e sobrenomes – são amores de alguém, retornaram para suas casas, para suas famílias, para o mercado de trabalho –, o coração fica cheio de orgulho. Os certificados internacionais colocam a Unidade em destaque mundial, em três anos apenas", finalizou ela.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis