A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (4), o II Workshop sobre citologia para técnicos de Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de municípios situados na I e II Macrorregiões de Saúde. Ao todo, 156 enfermeiros participaram da capacitação, que foi realizada no auditório do Planetário de Arapiraca.
O evento foi idealizado e executado pela Supervisão de Cuidados à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) da Sesau. O objetivo é capacitar enfermeiros da Atenção Básica na coleta e interpretação de amostras citológicas, e garantir a melhoria na qualidade dos exames, diagnósticos e na habilidade de interpretação de resultados citológicos.
A assessora técnica da Sumca, Izadora Nunes, destaca a importância da capacitação para a melhoria do serviço prestado às alagoanas. "Nosso intuito é reforçar a preparação dos profissionais que atuam na Atenção Básica dos municípios para que o atendimento às nossas mulheres seja cada vez mais humanizado e assertivo, pois um diagnóstico rápido previne problemas maiores no colo do útero", frisou.
Izadora Nunes foi uma das palestrantes do evento e apresentou um panorama da cobertura do exame citopatológico de colo de útero no Estado de Alagoas, durante o ano de 2023. Por sua vez, a enfermeira Micheline Oliveira ministrou a palestra sobre as indicações, coleta e condutas para o exame citopatológico de colo uterino.
Vale citar que o exame de citologia é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados