Uma operação entre a Polícia Civil de Alagoas, por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), e a Polícia Civil da Bahia, através da Delegacia Territorial de Paulo Afonso (18ª Coorpin), resultou na prisão de Alan dos Santos Silva, de 34 anos, na tarde desta quarta-feira (21). Alan foi capturado na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, após ser condenado a 8 anos e 3 meses de reclusão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e resistência.
De acordo com informações do Inquérito Policial, no dia 26 de novembro de 2020, por volta das 17h, uma denúncia anônima levou policiais militares a uma ação na localidade conhecida como Alto Zeferino, em Pão de Açúcar/AL. Na ocasião, Alan e seu comparsa, identificado apenas como Fábio, foram flagrados traficando drogas. Com eles, os policiais apreenderam maconha, cocaína, um revólver calibre .38 e uma espingarda calibre 12.
Durante a abordagem, os dois tentaram fugir, mas foram alcançados. Alan ainda resistiu à prisão, chegando a tentar tomar a arma de um policial militar, que precisou agir rapidamente para imobilizá-lo. Apesar de terem sido presos, a história não terminou ali.
No dia 28 de novembro de 2020, apenas dois dias após sua prisão, Alan e outros presos conseguiram fugir do Centro Integrado de Segurança Pública de Pão de Açúcar (CISP). Eles utilizaram forros de cama molhados para forçar a estrutura da cela até abrirem uma passagem pela parte superior, conseguindo acessar a área externa e escapando para destino desconhecido.
Após quase quatro anos foragido, Alan foi finalmente localizado em Paulo Afonso. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial local, onde permanece à disposição da Justiça. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Pão de Açúcar/AL.