O governador Paulo Dantas homenageou com a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca os 20 integrantes da missão humanitária que atuou na catástrofe que afetou o Rio Grande do Sul. Também foram entregues uma embarcação ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), oito motolâncias e duas viaturas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo que estas serão enviadas para Cacimbinhas e Olho D"Água do Casado, ampliando a frota no estado. As honrarias e entregas de equipamentos ocorreram no Centro de Convenções, em Jaraguá, na segunda-feira (19).
Paulo afirmou que a eficácia da missão humanitária alagoana enviada para auxiliar no socorro às vítimas e à reconstrução do Rio Grande do Sul foi resultado do trabalho integrado das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), com o envio de 12 bombeiros militares, e da Saúde (Sesau), que disponibilizou oito profissionais do Samu, entre médicos e enfermeiros. "Esses guerreiros e guerreiras que integraram a missão humanitária no Rio Grande do Sul representaram toda nossa solidariedade com as vítimas da tragédia ambiental, nunca vista antes e sem precedentes", disse Paulo.
Quanto aos veículos entregues para a área da saúde, o governador anunciou ampliar a cobertura de atendimento médico na segunda macrorregião do estado com outras novas 16 viaturas do Samu. "Com essas duas novas viaturas do Samu entregues hoje, chegamos a dezesseis viaturas já entregues na primeira macrorregião, aumentando o serviço móvel de urgência na capital e região metropolitana de Maceió. A primeira macrorregião também está sendo contemplada com quatro novas motolâncias, das oito que estão sendo entregues", destacou.
Paulo ainda destacou a importância da entrega da embarcação para o BPA, visando às ações de proteção ao meio ambiente. "Estamos equipando os militares do Batalhão da Polícia Ambiental com uma embarcação para facilitar o monitoramento da patrulha aquática em mares e lagoas, para evitar qualquer tipo de depredação da vida marítima, preservando o meio ambiente", ressaltou. Para este veículo foram investidos cerca de R$ 600 mil, oriundos do Fundo Nacional da Segurança Pública.
Quanto à entrega da Medalha Marechal Deodoro da Fonseca, o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio Verçosa, classificou a solenidade como um ato de coração. "Desde a ida ao Rio Grande do Sul até a volta, o governador teve a sensibilidade de dar todo o suporte a cada integrante da ação humanitária. Isso revela a visão humana do governador com os servidores públicos, e que se comprova através dessa honraria, que vejo ser entregue pela primeira vez na história aos bombeiros militares", disse.
Representando os militares do CBMAL, o tenente Jefferson relatou as ações nas cidades inundadas pelo rio Sinos, como Monte Negro, com 60 mil habitantes, e São Leopoldo, com 120 mil. "Nossa corporação se destacou pela competência técnica, planejamento, coragem e dedicação, demonstrando que a corporação está pronta para acionamentos futuros. E vimos que em meio à calamidade, o povo gaúcho sempre expressava gratidão e admiração por Alagoas e o Nordeste", afirmou.
Pelo Samu, o médico socorrista do Serviço Aeromédico Ewerton Soares destacou as atividades de salvamento e procura de vítimas. "Atuamos em salvamentos primários e nas transferências pediátricas. Nossa equipe de transporte aeromédico ajudou ativamente na procura de vítimas e também em ações de proteção dos próprios profissionais envolvidos também nas ações de ajuda. Houve um caso em que um paciente enfartou no voo e tivemos que intervir para regular a situação. E sempre quando chovia, procurávamos atuar em outras vertentes de salvamento", contou.
Participaram da solenidade de entrega de equipamentos e das medalhas, os secretários de Estado Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Gustavo Pontes de Miranda (Sesau), Flávio Saraiva (SSP), Gustavo Acioli (Infraestrutura), Diogo Teixeira (Ressocialização e Inclusão Social), Arabella Mendonça (Cidadania e da Pessoa com Deficiência). Também estiveram presentes, o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, coronel André Madeiro.